Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Um aspecto que todo empreendedor deve saber é que o “Plano de Negócios” nada mais é do que um planejamento completo (estratégico, tático e operacional) que as organizações de maior porte/ tamanho utilizam. Para entender melhor, as grandes organizações de médio e grande porte realizam planejamento em três níveis:
O planejamento estratégico é realizado/confeccionado pelos executivos (altoescalão), que recebem dados e informações de níveis inferiores e de empresas especializadas de pesquisas para servir de subsídio. Nesse planejamento, são realizadas análises e determinação de objetivos (o que? quanto?) e estratégias (como atingir os objetivos, caminho a seguir) gerais/globais que envolvem a organização como um todo. O horizonte de influência e ação desse planejamento é de longo prazo(de dez anos para cima), mas, geralmente, os planos são desenvolvidos respeitando quinquênios (a cada cinco anos há uma revisão).
O planejamento tático é realizado/confeccionado no nível intermediário (gerentes de nível médio e gerentes de 1ª linha), levando em consideração as recomendações do planejamento estratégico. Nesse planejamento, os departamentos (produção, suprimentos, vendas,marketing, financeiro) realizam mais pesquisas e análises e traçam o planejamento (objetivos e estratégias) para a área funcional/departamento, seguindo o planejamento estratégico. O horizonte de influência e ação desse planejamento é de curto para médio prazo (um trimestre a um ano). A revisão desses planos, embora nunca bem vista, pode ser feita a qualquer momento.
O planejamento operacional, como aprópria definição já evidencia, é realizado no nível operacional. Participam desse planejamento efetivamente o gerente de 1ª linha, supervisor/chefe de seção e os colaboradores. As análises, objetivos e metas, estratégias e táticas são desenvolvidas visando o curto prazo (diariamente, mês, trimestre, ano), porém, seguem as diretrizes dos planejamentos estratégico e tático. A revisão dessesplanos, embora nunca bem vistas/aceitas, podem ser feitas a qualquer momento. O plano de negócios (business plan) é fundamental para o empreendedor, pois, como já informado anteriormente, um número muito grande de micro e pequenas empresas

sucumbem, fecham as portas nos primeiros anos de atividade devido a falta de conhecimento e traquejo na gestão administrativa de seu negócio. Estedocumento facilita a transformação de uma ideia ou oportunidade em algo tangível. Seguindo um modelo pré-determinado, o empreendedor deverá utilizar esse modelo por toda a eternidade, ou seja, enquanto a empresa existir, o planejamento deverá ser constante, transparente e comunicado a todos os colaboradores. Estes últimos devem permanentemente saber quais os rumos que a empresa pensa em trilhar, quais osobjetivos e metas a buscar/atingir, bem como participar de um programa de distribuição dos lucros em um determinado período. Essas práticas geram resultados fabulosos.
Agora que você sabe da importância desse documento (plano de negócios) à vida dos novos empreendimentos, procure pensar e lembrar quantos novos negócios abriram e depois de um breve tempo fecharam? As justificativas ou causas sãoinúmeras, porém, como você pôde verificar na leitura dos capítulos preconizados, tanto nos Estados Unidos, como no Brasil, os expoentes das causas de fracasso das startups são: incompetência gerencial e expertise desbalanceada (nenhum ou pouco conhecimento na área do negócio). Não há milagre para isso, o que deve existir é busca por capacitação e desenvolvimento administrativo/gerencialconstante, utilização de teoria aliada à prática, gerando experiências e conhecimentos aplicados à empresa (setor/ramo de atividade).
O empreendedor pode confeccionar seu plano de negócio utilizando programas (software), editores de textos, bem como planilhas e dados para os aspectos financeiros. O tamanho do plano não importa, pois o essencial mesmo é atender as exigências do público-alvo que fará...
tracking img