Portugues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA 35 3.5 Regência Verbal A Regência Verbal estuda as relações de dependência entre o verbo e seus complementos. Vejamos alguns casos mais necessários: 3.5.1– ASPIRAR: a) No sentido de sorver (oar) = T.D. (Transitivo Direto). Exemplo: - Aspiro o agradável ar da manhã. b) No sentido de almejar = T.I. (Transitivo Indireto). Exemplo: - Todos aspiram ao sucesso. 3.5.2– ASSISTIR: a) No sentido depresenciar, ver = T.I. (rege a preposição a) Exemplo: Assistimos a um desfile empolgante. b) No sentido de dar assistência, ajudar = T.D. Exemplo: O padre assistiu o condenado. c) No sentido de morar,residir, constrói-se com a preposição em. Exemplo: Assisto em São Paulo. 3.5.3– CHAMAR: a) No sentido de convocar = T.D. Exemplo: O professor chamou o aluno. b) No sentido de apelar, clamar = T.I.(constrói-se com a preposição por). Exemplo: Clamei por Deus com todas as forças.


1

c) No sentido de cognominar, denominar admite as seguintes construções: - objeto direto + predicativo do objeto(constrói-se com ou sem a preposição de). - objeto indireto (com a preposição a) + predicativo do objeto (constrói-se com ou sem a preposição de). Exemplos: Chamam Pedro de covarde. Chamam Pedrocovarde. Chamam a Pedro de covarde. Chamam a Pedro covarde.

3.5.4– CHEGAR / IR: Regem a preposição a antes do adjunto adverbial de lugar para. Exemplos: Chegamos ao local. Fomos ao local.

3.5.5–CUSTAR: a) No sentido de ser custoso, ser difícil tem sempre como sujeito o nome referente à coisa e é transitivo indireto (rege a preposição a). Exemplo: Custou-lhe muito entender isso. b) No sentido deacarretar é transitivo direto e indireto. Exemplo: A pesquisa custou sacrifício a todos.


2


AULA 36 3.5 Regência Verbal - Continuação

3.5.6– ESQUECER / LEMBRAR: a) Não pronominal = T.D.Exemplo: Esqueci o cartão. b) Pronominal = T.I. (rege a preposição de). Exemplo: Esqueci-me do cartão. c) Pode-se colocar o nome referente à coisa como sujeito e o verbo ganha o sentido de cair no...
tracking img