Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDORISMO

Tatiane da Silva Oliveira
Prof. Deize Castioni Novello
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Técnologo de Gestão de Recursos Humanos (RHU0064) – Prática Módulo II
12/11/2012

RESUMO

Este artigo apresenta o empreendedorismo como a criação de algo novo a partir da identificação de uma oportunidade, a dedicação e persistência e a ousadia aparecem comoatitudes imprescindíveis neste processo para obter os objetivos pretendidos. Os riscos naturalmente presentes no empreender, deverão ser previstos e calculados.
É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano, gerando novos métodos, bens e novos produtos, gerando riquezas e destruindo a ordem econômica existente pela introdução de novas formas deorganização ou pela exploração de novos recursos e materiais.

Palavras-chave: Idéias. Solução. Inovação. Riscos. Mercado.

1 OBJETIVO GERAL
* Definir empreendedorismo, seu histórico, formação e característica e comparar empreendedor x administrador.

2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Identificar o empreendedorismo no Brasil.
* Compreender um plano de negócios.

3 INTRODUÇÃO
Oempreendedorismo é muito subjetivo, todos parecem conhecer, mas não conseguem definir realmente oque seja. A ascenção do empreendedorismo vem paralelamente ao processo de privatização das grandes estatais e abertura do mercado interno para concorrência externa. Daí a grande importância de desenvolver empreendedores que ajudem o país no seu crescimento e gere posssibilidade de trabalho, renda e maioresinvestimentos.
Por isso neste artigo propôs-se apresentar qual a definição de empreendedorismo, seu histórico, formação e características, bem como identificar o empreendedorismo no Brasil, como ele é embasado e de que forma se apresenta.
Veremos também as similidades e diferenças entre empreendedor e administrador, destacar a importância de assumir ambos os papéis, quais seus desafios e como agirde forma correta e acertiva. Compreenderemos qual a importância de um bom plano de negócios, oque nele deve constar, quais os questionamentos que devemos fazer, no que devemos nos basear, que direção devemos tomar e qual o momento certo para nos tornar nosso próprio patrão.
Questões essas que nos farão perceber se estamos preparados para assumir todos os riscos que podem surgir nessa nova escolhado próprio negócio, não esquecendo que devemos levar em consideração todas as questões relacionadas com os elementos pessoais, ambientais e sociais.

4 EMPREENDEDORISMO: HISTÓRICO E DEFINIÇÃO
Buscando as raízes do empreendedorismo, Dornelas (2001) faz um resgate histórico e identifica que a primeira definição de empreendedorismo é creditada a Marco Polo, sendo o empreendedor aquele que assumeos riscos de forma passiva. Na Idade Média, o empreendedor deixa de assumir riscos e passa a gerenciar grandes projetos de produção principalmente com financiamento governamental.
Com as mudanças históricas do século XVII e XVIII, o empreendedor ganhou novos conceitos, na verdade, são definições sob outros ângulos de visão sobre o mesmo tema, conforme Britto e Weber (2003, p.17), “uma dasprimeiras definições da palavra empreendedor foi elaborada no início do século XIX, pelo economista francês J.B.Say, como aquele que “ tranfere recursos econômicos de um setor de produtividade mais baixa para um setor de produtividade mais elevada e de maior rendimento””.
“O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação denovas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais”(SCHUMPETER, 1949, apud DORNELAS, 2001, p.37).
Contudo, parece que uma definição de empreendedor que atende na atualidade é de Dornelas (2001, p.37), que está baseada nas diversas definições vistas até então, “o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo...
tracking img