Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

1.Resumo 2

2.Introdução 3

3.Análise histórica 4

4.O perfil do empreendedor 4

5. As pessoas nascem Empreendedoras ou podem ser formadas? 7

6.Características de uma pessoa empreendedora 8

7.Teorias do Empreendedorismo 8

8.Vantagens e desvantagens do empreendedorismo 10

8.1 Outras vantagens do empreendedorismo são: 11

9.O intra-empreendedorismo 11

10.Comoestimular o espírito empreendedor na empresa 12

11.Conclusão 13

12. Referências 14

1.Resumo

O nosso trabalho aborda o empreendedorismo do modo como é apresentado em Angola e no mundo em geral, a partir de uma análise crítica, isenta, no entanto, do romantismo e da super valorização geralmente presente nas resenhas, artigos palestras sobre o assunto. Nele são enfatizadas não apenas asvantagens, mas também as desvantagens do empreendedorismo, na tentativa de estimular uma reflexão mais aprofundada a esse respeito. O empreendedorismo é útil, é positivo e importante para o desenvolvimento de países e regiões. Mas não é fácil ser empreendedor, o que leva à necessidade de se pensar melhor acerca do empreendedorismo, para que os seus adeptos não sejam pegos de surpresa ao se tornaremempreendedores.

2.Introdução

Empreendedorismo designa os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de actividades, seu universo de actuação. Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às actividades de organização, administração, execução;principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário económico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a durascustas, criando o que ainda não existia.
Constantemente, nas palestras, nos programas especializados que passam na televisão e nas revistas e periódicos que tratam do assunto, somos apresentados a uma visão do empreendedorismo que beira as raias do romantismo. O empreendedorismo é mostrado como o bálsamo para todas as dores, a solução para todos os problemas. Como se não bastasse, as entidades queo promovem associam-no ao esoterismo e à auto-ajuda, o que, de certa forma, o banaliza sobremaneira. Sob a redoma do empreendedorismo criam-se gurus de última hora, palestrantes superficiais, mitos e jargões de moda, que passam a ser incorporados pela sociedade empresarial como se fossem sérios e realmente importantes.
Ainda que entendamos o empreendedorismo como relevante para momento quecaracteriza este início de século, não conseguimos enxergá-lo como algo realmente inovador, nem como solução para problemas como o desemprego, por exemplo. Até porque, acreditamos, o empreendedorismo não traz nenhuma novidade. Encaramos essa preocupação exacerbada das entidades que o promovem como um modismo, uma oportunidade de obter visibilidade junto ao mercado, uma onda passageira que poderá durarmuito tempo, mas que um dia acabará, até que novo modismo surja.
O empreendedorismo “moderno”, se é que podemos chamá-lo assim, parece ser um filhote da globalização – que também, no nosso modo de ver, não passa de modismo. Em algum momento passará, considerando que as nações do mundo, mesmo as mais humildes, estão se conscientizando gradativamente dessa armadilha que os americanos lhes impuseram ecomeçam a se organizar em blocos para poderem competir em condições mais justas com os grandes blocos económicos presente trabalho objectiva apresentar uma análise do empreendedorismo do modo como é apresentado no Brasil, porém sem o romantismo e super valorização comummente presente nas resenhas, artigos e palestras sobre o assunto. Nele são enfatizadas não apenas as vantagens, mas também as...
tracking img