Nr 10 comentada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A NR 10 tem a sua existência jurídica assegurada através dos artigos 179 a 181 da CLT.
A eletricidade é um agente de risco, grande causador de acidentes, cujas vítimas não são apenas os profissionais que operam os sistemas elétricos, mas também os usuários comuns que a utilizam como fonte de energia presente nos transformadores, motores, ferramentas, computadores e outros equipamentosdestinados para diferentes aplicações.
A eletricidade sendo uma manifestação de energia, é difícil de ser controlada, exigindo que os requisitos de segurança sejam parte integrante dos processos, em suas diferentes etapas, começando pelo projeto e passando pela execução, operação, manutenção, reforma e ampliação das instalações e serviços. Desta forma todos os serviços devem ser executados por pessoalqualificado, com o instrumental adequado e em boas condições de uso atendendo aos manuais dos fabricantes, normas técnicas e procedimentos internos da empresa.
Esta NR nao apresenta muitos detalhes técnicos e nem faz distinção entre as várias fases da eletricidade, da geração ao consumo, com suas peculiaridades de equipamentos, procedimentos e risco. Isto justifica, as diversas citações àsnormas brasileiras e internacionais, o que é bastante positivo, tornando-as parte integrante da legislação e de aplicação obrigatória.
A definição sobre sistema elétrico de potência está previsto na Norma ABNT NBR 5.460 apresenta as seguintes definições:
• Sistema elétrico de potência: Incluem atividades que integram a geração, a transmissão e a distribuição de energia elétrica;
• Área derisco: limitada aos pontos de geração, transmissão e distribuição, sendo definida, tecnicamente, como transporte de energia elétrica, a partir dos pontos onde se considera terminada a transmissão até a medição de energia, inclusive. O sistema de distribuição vai até o relógio de consumo e é, exatamente, até este ponto que a atividade se classifica como periculosa.
A eletricidade pode causaracidentes e incêndios. Os acidentes podem ocorrer quando as pessoas tocam na parte de uma unidade eletrificada. Mesmo o contato com uma parte não eletrificada pode causar acidentes sérios, caso o isolamento não for de boa qualidade. No caso de formação de arco elétrico, poderão ocorrer queimaduras e danos à vista.
O aterramento é a principal medida de segurança adotada em instações elétricas, ese caracteriza pela ligação à terra das partes metálicas da instalação ou dos equipamentos, como tubulações ou carcaças de máquinas, e que, em condições normais de utilização, não estão energizados. O objetivo do aterramento é eliminar, através do solo, as correntes perigosas ao ser humano e aos animais, com base na capacidade da terra em absorver cargas elétricas.
A precupação com oaterramento, é uma recomendação que se repete várias vezes ao longo do texto desta norma. Na prática, são utilizados condutores nus, hastes ou tubos de aterramento, barras ou placas metálicas, como eletrodos de aterramento, que devem ser aprovados e dimensionados, adequadamente, para sua específica aplicação. Os itens usados para o aterramento deverão ter manutenção apropriada, alé de serem examinadossempre, antes de serem utilizados.
O valor da resistência de aterramento deve atender as condições de proteção e de funcionamento das instalações elétricas, de acordo com o esquema de aterramento utilizado. Devem ser observadas as normas técnicas oficiais ou, na falta dessas, as normas internacionais vigentes. A empresa deve contratar profissional habilitado para fazer as inspeções periódicas dosistema de aterramento identificando a medição ôhmica encontrada. As boas práticas indicam que estes laudos sejam anuais ou numa periodicidade menor à critério da empresa.
Uma das medidas importantes para garantir a segurança em trabalhos com eletricidade é manter o local limpo e organizado. As ferramentas devem ser dispostas e carregadas de forma adequada impedindo que caiam ou entre em contato...
tracking img