Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIAÇÃO ESCOLAR: UM DESAFIO PEDAGÓGICO[1]

DIVINA FERREIRA SOUZA SILVA[2]
HENOQUE RODRIGUES DA SILVA
MARIA DE SOUSA FONSECA

“Avaliação como fator de crescimento e não de medo”
(Celso Vasconcelos)
RESUMO
Embasado em estudos teóricos, este trabalho pretende relatar alguns pontos considerados importantes a respeito da avaliação escolar, em todas as modalidades de ensino. Este quetem sido um dos assuntos mais abordados em qualquer discussão sobre educação. Portanto, procura-se, também, enfatizar as três funções da avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. Haja visto, que todas contribuem para a aprendizagem do aluno, e devem estar em permanente articulação com os objetivos, conteúdos e métodos educativos. Especifica quando e como deve ser realizada cada uma dessasavaliações, relatando, também, a importância que cada uma delas tem considerando que são fundamentais no processo de ensino.

PALAVRAS CHAVE: Avaliação. Educação. Aprendizagem. Aluno.

ABSTRACT
Grounded in theoretical studies, this paper aims to report some points considered important about school evaluation in all modality of teaching. This has been one of the subjects mostaddressed in any discussion about education. Therefore, it attempts also to emphasize the three functions of evaluation: diagnostic, formative and summative. Let there be seen that all contribute to student learning and that they should be in permanent liaison with the objectives, content and educative methods. This paper specifies when and how such evaluations should be performed, reporting alsothe importance that each one have, considering they are fundamental in process of teaching.

KEYWORDS: evaluation, education, learning, student.

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, o tema avaliação tem sido ponto chave de discussões no processo ensino-aprendizagem. Mas, apesar de grandes investidas, nessa área, o processo avaliativo, continua sendo um assunto polêmico nas instituiçõeseducacionais de todo o país. Um dos principais motivos dessa polêmica é a persistência histórica das formas de avaliação que, com raras exceções, permanecem muito semelhantes às praticadas nos séculos passados.
Em busca de uma educação de qualidade, as propostas curriculares vigentes, bem como a legislação concederam uma grande importância à avaliação, reiterando que esta deve ser: contínua,formativa concebendo-a como mais um elemento do processo de ensino aprendizagem, no qual se permite conhecer o resultado das ações didáticas e, por conseguinte, melhorá-las.
Quando a escola não se adéqua o processo avaliativo às novas propostas de ensino, as conseqüências podem ser desastrosas, causando desestimulação em relação ao ato de aprender.
Perante o exposto acima objetiva-secom este trabalho relatar informações teóricas sobre o tema abordado, relatando fontes de pesquisa bibliográfica que enfatizam a dinamização do trabalho pedagógico do professor quanto a avaliação escolar. Justificando então a pesquisa pelo fato de encontrar realidades ainda distantes do que vem a ser uma avaliação que realmente visa a formação integral da criança enquanto sujeito ativo da própriaaprendizagem, trazendo com isso reflexões acerca do trabalho docente relacionado às técnicas de avaliação escolar.
Utilizando-se de pesquisa bibliográfica e eletrônica, este trabalho busca analisar as mudanças ocorridas nas áreas educacionais no que se refere ao ato de avaliar, demonstrando que o ensino mudou e que a avaliação também precisa ser modificada, para atender as novas concepçõesde ensino, visando formar pessoas que sejam trabalhadoras e cidadãs ao mesmo tempo, indivíduos inalienáveis, exercendo seus direitos perante a sociedade.
O primeiro tópico apresenta um pequeno relato a respeito da história da avaliação escolar, baseado em idéias defendidas por estudiosos e intelectuais.
O segundo tópico refere-se às práticas de avaliação inovadora, apresentando...
tracking img