Arterapia e tcc

1866 palavras 8 páginas
________________________________________
ARTIGO ORIGINAL
Rev. Psiq. Clín. 28 (6):318-321, 2001
Terapia cognitivo-comportamental através da Arteterapia
Marcelo da Rocha Carvalho1
Recebido: 12/11/2001/Aceito: 12/11/2001
RESUMO
O uso da Arteterapia concomitante à terapia comportamental e cognitiva faz com que comportamentos clinicamente relevantes possam surgir ao longo do tratamento dos transtornos psiquiátricos, o que favorece aspectos técnicos como: modificar pensamentos disfuncionais, bem como comportamentos inadequados durante a sessão, através da expressão artística, promovendo a melhora do paciente. O presente trabalho ilustra a Arteterapia como recurso para a execução dos objetivos da terapia comportamental e cognitiva e a experimentação direta entre terapeuta e paciente durante a sessão de psicoterapia.
Unitermos: Arteterapia; Terapia comportamental e cognitiva; Psiquiatria.
ABSTRACT
Cognitive-behavioral therapy through art-therapy
Art-therapy with cognitive-behavioral therapy (CBT) stimulates the eliciations at clinic relevant behaviors. This helps the use of behavior cognitive techiques as modification dysfunctional thoughts and behaviors. Art-therapy is a resource for reaching CBT’s objectives to facilitate good relationship between therapists and patients.
Keywords: Art-therapy; Cognitive-behavioral therapy; Psychiatry.
________________________________________
"Sonhar é ver na ausência da coisa vista. A estimulação atual exerce então um controle mínimo e a história da pessoa e os estados resultantes de privação e emoção têm sua oportunidade" (Skinner, 1982).
A Arteterapia é uma atividade de estimulação à execução de imagens pela expressão artística, buscando respostas em pacientes/clientes para que possam se auto-observar, promovendo reflexões sobre desenvolvimento pessoal, habilidades, interesses, preocupações e conflitos (Pain e Jarreau, 1994).
A Arteterapia e sua prática são baseadas no conhecimento sobre o desenvolvimento humano e

Relacionados

  • rosimole
    3397 palavras | 14 páginas