Arterapia e tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
________________________________________
ARTIGO ORIGINAL
Rev. Psiq. Clín. 28 (6):318-321, 2001
Terapia cognitivo-comportamental através da Arteterapia
Marcelo da Rocha Carvalho1
Recebido: 12/11/2001/Aceito: 12/11/2001
RESUMO
O uso da Arteterapia concomitante à terapia comportamental e cognitiva faz com que comportamentos clinicamente relevantes possam surgir ao longo do tratamento dostranstornos psiquiátricos, o que favorece aspectos técnicos como: modificar pensamentos disfuncionais, bem como comportamentos inadequados durante a sessão, através da expressão artística, promovendo a melhora do paciente. O presente trabalho ilustra a Arteterapia como recurso para a execução dos objetivos da terapia comportamental e cognitiva e a experimentação direta entre terapeuta e pacientedurante a sessão de psicoterapia.
Unitermos: Arteterapia; Terapia comportamental e cognitiva; Psiquiatria.
ABSTRACT
Cognitive-behavioral therapy through art-therapy
Art-therapy with cognitive-behavioral therapy (CBT) stimulates the eliciations at clinic relevant behaviors. This helps the use of behavior cognitive techiques as modification dysfunctional thoughts and behaviors. Art-therapy is aresource for reaching CBT’s objectives to facilitate good relationship between therapists and patients.
Keywords: Art-therapy; Cognitive-behavioral therapy; Psychiatry.
________________________________________
"Sonhar é ver na ausência da coisa vista. A estimulação atual exerce então um controle mínimo e a história da pessoa e os estados resultantes de privação e emoção têm sua oportunidade"(Skinner, 1982).
A Arteterapia é uma atividade de estimulação à execução de imagens pela expressão artística, buscando respostas em pacientes/clientes para que possam se auto-observar, promovendo reflexões sobre desenvolvimento pessoal, habilidades, interesses, preocupações e conflitos (Pain e Jarreau, 1994).
A Arteterapia e sua prática são baseadas no conhecimento sobre o desenvolvimento humano enas teorias psicológicas que, aliados ao desenvolvimento histórico da Arte, possibilitam, em amplo espectro, modelos para o acesso e os tratamentos educacionais, terapêuticos, cognitivos, na resolução de problemas, na redução da ansiedade, na estimulação de uma auto-imagem positiva, etc. (American Art Therapy Association, 1991).
Embora as expressões de estados internos sejam freqüentes notranscurso da história da humanidade, a Arteterapia emergiu, distinguindo-se como opção terapêutica a partir da década de 1930, quando psiquiatras tornaram-se interessados nos trabalhos desenvolvidos por alguns pacientes (em especial, pacientes esquizofrênicos) e estes procuraram uma ligação entre suas produções e a doença que os acometia. Paralelamente arte-educadores (como mais tarde foram chamados)descobriram que a expressão através da arte era um facilitador na aquisição de aprendizagens significativas e, simultaneamente, na expressão simbólica e na emocional. Mas, quase sempre, a Arteterapia esteve associada a abordagens psicodinâmicas e a seus pesquisadores.
Psicoterapia comportamental e cognitiva
A terapia cognitivo-comportamental é uma modalidade ou abordagem para a prática da ajudapsicológica. Ao descrever essa abordagem terapêutica para transtornos mentais e problemas psicológicos, é preciso salientar que essa terapia, seus conceitos e sua aplicabilidade provêm da somatória de diversas atividades científicas e formas de atuação clínica, como: psicologia experimental, análise do comportamento, behaviorismo metodológico e radical, psicologia cognitiva, terapia comportamentalracional-emotiva, terapia multimodal, psicoterapia analítico-funcional, entre outras. Esse conjunto, agregado em evoluções históricas, metodológicas, aplicações clínicas e experimentais, dá corpo à terapia comportamental e cognitiva (TCC) e a mantém atuante (Rangé, 1995).
Elementos de escolha dessa abordagem são avaliações sobre comportamentos, cognições e afetos entre o indivíduo que os emite em...
tracking img