Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo
Este artigo trata da identificação das oportunidades de negócios e tem como objetivo evidenciar como as importantes mudanças econômicas, sociais e políticas que vêm ocorrendo no cenário mundial desencadeiam tendências que geram oportunidades de negócios.
1. Idéias e oportunidades
Identificar uma oportunidade é o primeiro passo para uma pessoa que quer se tornar um empreendedor,para tanto ela tem que saber diferenciar oportunidade de idéia. Segundo o Dicionário Aurélio “oportunidade é ocasião, ensejo, lance, circunstância adequada ou favorável, conveniência”. Por sua vez, idéia “é a representação mental de uma coisa concreta ou abstrata, elaboração intelectual, concepção”(FERREIRA, 1999).
A oportunidade para o empreendedor é a concepção da idéia, a idéia por si só nãoproduz se não tiver a ocasião para pô-la em prática. Segundo Timmons (1994 apud DOLABELA, 1999)
“uma idéia não passa de um instrumento na mão de um empreendedor. Da mesma forma como um pincel pode gerar uma obra-prima ou medíocre, dependendo das mãos que o utilizam, uma idéia depende de um bom empreendedor para se transformar em um negócio de sucesso”.
Para se qualificar como uma boaoportunidade de investimento, o produto ou serviço que você tem em mente deve atender a uma necessidade real com respeito à funcionalidade, à qualidade, à durabilidade e ao preço. A oportunidade, em última instância, depende da habilidade para convencer os clientes (o mercado) dos benefícios do produto ou serviço. É o mercado que determina se uma idéia tem potencial para tornar-se uma oportunidade deinvestimento, ou seja, apenas o estudo de mercado nos dirá se a idéia gera valor para o usuário final do produto ou serviço.
As oportunidades podem ser identificadas através de:
• Brainstormings;
• Estudos de áreas geográficas;
• Estudo de setores;
• Estudos de indústrias específicas;
• Estudos dos recursos renovados e não-renováveis;
• Estudos do ambiente tecnológico;
• Análise de pauta deimportação;
• Análise de transformações e tendências de mercado;
• Mercados emergentes;
• Desenvolvimento dos hábitos prospectivo (antecipar os acontecimentos) e pró-ativo (tomar
iniciativa, enxergar oportunidades);
• Análise de empresas/setores como cadeia de processos ou unidades de negócios;
• Análise dos movimentos demográficos.

2. Globalização e Constantes mudanças
Percebe-se quedevido a transformações políticas, sociais e econômicas, cada vez mais aceleradas, estamos vivenciando um período de muitas mudanças, pois então, essas mudanças atingem todo o planeta e devem ser consideradas. A partir delas surgem tendências que influenciam o ambiente com o qual as empresas interagem no dia-a-dia. Essas mudanças, agrupadas em tendências, explicam-nos muito do que está ocorrendo anossa volta, ajudando-nos a encontrar oportunidades e saber como investir.
Portanto, acompanhar as novas necessidades dos clientes é fundamental para identificar as melhores oportunidades de negócios. O desafio do empreendedor é tornar-se o próprio agente das transformações, adiantando-se às mudanças.
No planejamento do negócio é imprescindível que você analise essas tendências mundiais, poiselas geram muitas oportunidades de negócios. É preciso analisar cada uma delas buscando encontrar todos os fatores que devem ser considerados no planejamento do negócio.
3. Tendências e oportunidades de negócio.
3.1 Parceria com clientes
A empresa, por mais eficiente e moderna que seja, não produzirá algum resultado se não tiver para quem vender seus produtos ou serviços. Portanto, o grandetesouro da sua empresa é o cliente satisfeito. É o diferencial na oferta de serviços e produtos que garantem ao empreendedor, não somente continuar no mercado, mas também desenvolver negócios permanentemente.
O importante é ficarmos antenados nas rápidas mudanças do mercado, pois identificando as suas necessidades passamos a criar tendências e, assim, largamos na frente dos concorrentes.
3.2...
tracking img