Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Empreendedorismo e as Virtudes Empreendedoras
Em homenagem ao dia do trabalhador.
O que faz um bom profisional?
Os grandes - independente do porte - empreendedores possuem virtudes que o fazem empreendedores. É quase que impossível que uma pessoa tenha TODAS as virtudes abaixo, mas também é plenamente possível desenvolvê-las ao longo de nossas vidas.
1. VISÃO POSITIVA DO FUTURO: Oempreendedor é a pessoa que, por ser dotado de grande autoconfiança, olha o futuro de forma confiante. Como ele está sempre dando o melhor de si a cada momento, em cada circunstância, ele espera que a vida, apesar das dificuldades, responda à sua dedicação e ao seu empenho de forma positiva. Por isso, onde muitos enxergam apenas riscos e motivos para temer, ele enxerga oportunidades e motivos para ousar.2. CORAGEM DE CORRER RISCOS CALCULADOS: A coragem é o medo vencido. O empreendedor não é uma pessoa imune ao medo. Não é uma pessoa que sente prazer no risco, que procura o risco pelo risco. Ele percebe as situações de risco, coloca na balança os fatores que o ameaçam e os recursos internos e externos à sua pessoa com que sabe poder contar para enfrentá-los. Depois de pesar e medir a força dascircunstâncias, as forças dos que estão consigo e, sobretudo, suas próprias forças, ele, então, decide e age. Ser empreendedor não é ser aventureiro. Ser empreendedor é dimensionar os riscos e enfrentá-los de forma consistente e firme.
3. CAPACIDADE DE ANALISAR CONTEXTOS E IDENTIFICAR OPORTUNIDADES: O empreendedor é aquele que sabe identificar oportunidades. As circunstâncias difíceis, para ele, nãosão um obstáculo, algo paralisante. São, ao contrário, um convite à superação, ao salto para frente, ao avanço. Onde muita gente identifica um “NÃO, PORQUE…”, procurando justificar a atitude de inércia e passividade, o empreendedor identifica o “POR QUE NÃO?” e põe-se à busca de caminhos, ao desenvolvimento de soluções, à procura de saídas. Em vez de ver a pedra no meio do caminho, ele vê ocaminho no meio das pedras.
4. PROATIVIDADE: Existem duas maneiras de respondermos aos desafios que a vida nos coloca.
Uma é a resposta reativa. A pessoa espera que as coisas aconteçam e, só então, vai reagir a elas. Outra é a resposta pró-ativa. A pessoa antecipa-se aos acontecimen-tos e ataca as situações, antes de ser atacado por elas. O empreendedor é uma pessoa, quase por definição,essencialmente pró-ativa. Ele não age por estímulo – resposta, pois sua tendência é de sempre sair na frente, antecipando-se aos acontecimentos.
5. DISPOSIÇÃO PARA APRENDER NAS ADVERSIDADES: Os empreendedores erram, passam por situações muito difíceis, às vezes caem e têm de levantar de novo, correr atrás do prejuízo. Não se trata de pessoas imunes às dificuldades e até à situações de fracasso episódico. Adiferença é que eles, em vez de ficarem se lamentando diante das ocorrências negativas, procuram aprender com elas e seguir em frente. Os erros servem para a aprendizagem, tanto quanto os acertos. Então, é preciso tirar as lições dos erros e aplicá-las ao que vem pela frente.
6. CRIATIVIDADE: Insensatez é fazer sempre as mesmas coisas, do mesmo jeito, e, depois, querer resultados diferentes. Acriatividade, a renovação e a inovação constantes daquilo que se faz, buscando sempre fazer mais e melhor são uma característica cada vez mais requerida dos verdadeiros empreendedores.
A criatividade e a inovação são as bases da produtividade, da diferenciação e da competitividade de qualquer pessoa ou negócio.

7. CONTÂNCIA DE PROPÓSITO: Não desistir em face das adversidades, mantendo o foco naconsecução dos objetivos traçados. Às vezes, é necessário mudar prazos, o modo de conduzir um negócio, o jeito de fazer as coisas.
Os empreendedores são pessoas flexíveis e sabem quando e como mudar. Porém, não costumam abrir mão do objetivo-maior. São capazes de manterem-se no rumo proposto, quando muitas pessoas comuns já pensariam em jogar a toalha. É importante, aqui, não confundir...
tracking img