Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século
21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20” (Timmons, 1990)

Ao contrário dos E.U.A., no qual o conceito deempreendedorismo já é conhecido e utilizado há vários anos, no Brasil o estudo do tema tem se intensificado a partir do fim dos anos 90.

A preocupação com a criação de empresas duradouras e adiminuição da taxa de mortalidade das empresas existentes são consideradas fatores importantes para o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil. Isto se deve principalmente à necessidades das grandesempresas brasileiras em aumentar a competitividade, reduzir custos e manter-se no mercado (conseqüências do processo de globalização e das tentativas de estabilização da economia brasileira).

Aprincipal conseqüência desta situação foi o aumento do desemprego, o que levou esses ex-funcionários a buscarem novas formas de sobrevivência, muitas vezes iniciando novos negócios, sem possuirexperiência no ramo e utilizando-se das economias pessoais.

Além desses ainda existem os herdam negócios familiares e dão continuidade a empresas criadas há décadas.

O processo de criação de novosnegócios foi também intensificado com a popularização da internet, se constituindo no que hoje em dia é chamado de nova economia.

Este conjunto de fatores incentivou a discussão a respeito doempreendedorismo no Brasil, com ênfase em:

 Pesquisas acadêmicas sobre o assunto;
 Criação de programas específicos para o público empreendedor;

As micro, pequenas e médias empresas têm grandeimportância no desenvolvimento da economia mundial, sendo responsável por cerca de 50% do PIB em alguns países e com tendências de crescimento. No Brasil, em 2003, a participação dessas empresas no PIB era daordem de 25%. Maiores informações sobre a participação das MPME na economia brasileira são encontradas em Dolabela (2006, p.125).

A Revolução do Empreendedorismo

O mundo tem passado por...
tracking img