Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nas últimas décadas, no Brasil e no mundo, o termo burocracia adquiriu fortes conotações negativas. É popularmente usado para indicar a proliferação de normas e regulamentos que tornam ineficientes as organizações administrativas públicas, bem como corporações e empresas privadas. Mas, este conceito, em diferentes períodos históricos, já possuiu outros significados. O termo surgiu na segundametade do século 18. Inicialmente foi empregado apenas para designar a estrutura administrativa estatal, formada pelos funcionários públicos. Eles eram responsáveis por várias áreas relacionadas aos interesses coletivos das sociedades, como as forças armadas, a polícia e a justiça, entre muitas outras. No século 20, após o advento da União Soviética, o termo burocracia apareceu como a crítica àrigidez do aparelho do Estado e aos partidos políticos que sufocavam a democracia de base, em análises feitas por cientista sócias, principalmente de tradição marxista.(Max Weber) Segundo a perspectiva desses filósofos e pensadores, o avanço da burocratização, tanto nas estruturas estatais como nas partidárias, traria conseqüências terríveis para uma futura sociedade socialista, pois, dentro do projetorevolucionário de esquerda, ela era concebida como um obstáculo à participação democrática popular.
Sistema eficiente
A divisão e distribuição de funções, a seleção de pessoal especializado, os regulamentos e a disciplina hierárquica são fatores que fazem da burocracia moderna o modo mais eficiente de administração, tanto na esfera privada (numa empresa capitalista) quanto na administraçãopública. O leigo em geral, costuma criticar o aparelho burocrático, devido a sua rigidez administrativa, inadequação das normas e grande quantidade de regulamentos. Estes aspectos produzem resultados contrários aos esperados, como, por exemplo a lentidão dos processos.De fato, a crescente racionalidade do sistema burocrático tende a gerar efeitos negativos, que podem diminuir drasticamente a eficiênciade uma organização ou sociedade. Em contrapartida, novos modelos de estruturas burocráticas, alternativos ao modelo weberiano, têm sido experimentados.
Como sabemos, a burocracia é, em Weber, um tipo de dominação que, na modernidade, se estrutura em princípios cujos regulamentos, normas e ações humanas são distribuídas de forma fixa como deveres oficiais, isto é, como atribuiçõesoficiais fixas. É elemento central da estrutura organizada burocraticamente a adoção de medidas metódicas, estáveis, em que a autoridade pode usar até meios coercitivos, físicos, para o cumprimento dos deveres e direitos estabelecidos. Essas autoridades na verdade, funcionários, são pessoas que têm ou devem ter qualificações e aptidões para serem nomeadas para tais funções. A “autoridade ou administraçãoburocrática” desenvolveu-se plenamente somente com a aparição do Estado moderno e, na economia privada, apenas nas mais avançadas formas de capitalismo. Mesmo que encontremos no Antigo Oriente sinas dessa autoridade, isto não constitui a norma mas, sim, a exceção.
O termo burocracia foi usado, pela primeira vez, por Max Weber para descrever uma cultura e estrutura de empresa rigidamente fixada.A teoria da burocracia nasceu da necessidade de definição rigorosa das hierarquias, das regras e regulamentos e das linhas de autoridade como forma de garantir a sobrevivência a longo prazo.
A TEORIA DA BUROCRACIA NO ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO
No século XVII, com a crescente importância assumida pelos organismos administrativos, Jean Claude Marie Vicent criou a palavra burocracia a partirdo francês bureau (escritório) e do grego kratia (poder). Foi somente em fins do século XIX que o termo passou a ser estudado no meio gerencial com maior profundidade, quando Talcott Parsons buscou nas obras de Max Weber (1864-1920) a inspiração para a nova teoria da organização (CHIAVENATO,1987).
“O sociólogo Max Weber (1946, 1947) discute os paralelos entre mecanização e organização. Ao se...
tracking img