Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Empreendedorismo nos Estados

PANORAMA GERAL E CONCEITOS BÁSICOS EM EMPREENDEDORISMO – UM POUCO DE HISTÓRIA, COMO COMEÇOU. CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS INICIAIS.
1. Um Pouco de História do Empreendedorismo
2. Conceituação e Características do Empreendedorismo
3. O Empreendedorismo no Mundo e seu Significado
4. O Empreendedorismo e o Risco
5. A Sociedade e Sua Visão do Empreendedorismo6. Empreendimento e o Empreendedor
7. O Processo Empreendedor
8. A Inovação e o Processo Empreendedor

1. MITO DA CAVERNA

O admirável filósofo grego Platão (viveu de -428 a.C. até -348 a.C.) conta-nos que quando os homens viviam nas cavernas ainda temiam a natureza e seus fenômenos. Por isso, viviam trancafiados, procurando apenas solucionar seus problemas básicos de subsistência.

Omito da caverna encontra-se no livro de Platão intitulado “A República”. Resumindo, poderíamos usar o texto da Wikipedia para que vocês saibam de que trata essa alegoria de Platão:
“Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceramali.
Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder de locomoção, forçados a olharem somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira.
Os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade.
Um dos prisioneiros decide abandonar essa condição e fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões. Aospoucos vai se movendo e avança na direção do muro e o escala, com dificuldade enfrenta os obstáculos que encontra e sai da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais além todo o mundo e a natureza.”
Voltando ao mito da caverna, a interpretação de Platão é que o ser humano, com suas crenças e supertições muitas vezes acorrenta a si próprio e impede seupróprio desenvolvimento e, ainda, aponta que o caminho para a libertação está no conhecimento racional, sistemático e organizado, tal como o que encontramos na ciência.
Como você pode ver, os empreendedores são seres humanos que buscam descobrir novos caminhos e que têm a sensação da liberdade quando encontram uma maneira de realizar seus sonhos, muitas vezes considerados impossíveis pelas crenças desua época, mas que, ao se tornarem realidade, abrem novas janelas para serem exploradas pelo ser humano.
2. UM POUCO DE HISTÓRIA DO EMPREENDEDORISMO
Queremos convidá-lo a conhecer mais a respeito do Empreendedorismo e a eliminar os preconceitos e ufanismos que o cercam. Para isso, vamos levá-lo a compreender que o Empreendedorismo é algo que o ser humano já pratica há muitos séculos – desde quecomeçou a sair de casa para caçar e trazer o alimento para o sustento da sua família. Claro que a forma como o Empreendedorismo é praticada hoje difere muito daquela que se observava no tempo das cavernas, mas a essência é similar. Uma característica marcante do ser humano é sua pró-atividade na busca de melhor qualidade de vida, em qualquer época e independente de sua condição.

Desde então,temos observado demonstrações de Empreendedorismo bastante importantes: a construção das pirâmides do Egito, o empreendimento que foi fazer os jardins suspensos da Babilônia, o Farol de Alexandria, a cidade Maia de Chichen Itzá, enfim, são muitas manifestações e estão distribuídas pelo mundo afora.

Hoje, estamos vivenciando um momento especial do Empreendedorismo: ele tem sido reconhecido peloseu valor como promotor de desenvolvimento econômico, capacidade de gerar empregos, criação de produtos inovadores que melhoram a vida das pessoas, atuando na busca de soluções para questões sociais e até mesmo pela sua inclusão em programas governamentais com o objetivo de conseguir fazer acontecer o desenvolvimento local e regional.

Mas, embora tenhamos exemplificado com a construção de...
tracking img