Fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O pensamento administrativo sempre esteve presente na história com o objetivo de trazer melhorias no desempenho das organizações. Baseado nisso, a história da administração, sofreu mudanças na forma de ser aplicada, porém, sempre com os mesmos objetivos. Fundamentado nesse enfoque surge personagens na história da administração, formadores da “Teoria Geral da Administração”, que porsua vez foi dividida em Escolas. Em seguida veremos um estudo sobre um dos personagens da Teoria Clássica que sistematizou e divulgou essas idéias, o engenheiro Henry Fayol.

















Desenvolvimento
Henry Fayol (1841-1925), nascido em Constantinopla, fundador da Teoria Clássica, formou-se em engenharia de minas, trabalhando praticamente toda a sua vida em uma empresametalúrgica e carbonífera francesa chamada Comambault, aposentando-se em 1918, como diretor geral. Quando foi promovido, a empresa encontrava-se à beira da falência, quando saiu deixou uma empresa extremamente bem-sucedida.
Nos últimos anos de sua vida, Fayol dedicou-se a divulgar princípios da administração baseados na sua experiência. Fundou o Centro de Estudos Administrativos, coordenavareuniões importantes com a participação de importantes industriais, funcionários do governo, escritores, filósofos, e militares. Lecionou na Escola Superior da Guerra da França e teve grande influência escola de suprimentos da Marinha francesa.
Em 1916, Fayol publicou o livro Administração Geral e Industrial. Segundo Fayol, nesse livro:
A administração é função distinta das demais funções da empresa,como finanças, produção e distribuição.
A administração compreende cinco funções: planejamento, organização, comando, coordenação e controle.
A teoria da Administração.
Enquanto Taylor e seus seguidores desenvolviam teorias e práticas enfatizando tarefas corpo-a-corpo com os operários no chão de fábrica, nos Estados Unidos, surgia na França a Teoria Clássica da Administração.
Oposta à teoria deda Administração Científica de Taylor, caracteriza pela ênfase na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica de Fayol caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. O objetivo de ambas as teorias era o mesmo: a busca da eficiência das organizações.
Funções básicas na empresa, segundo Fayol:
Produção de bens e serviços da empresa;
Compra,venda e permutação dos produtos e serviços;
Procura e gerência de capitais;
Proteção e preservação dos bens e das pessoas;
Inventários, registros, balanços, custos, etc;
Integração da cúpula com as outras cinco funções (coordenação).
Para Fayol, as funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, estando sempre acima delas:






Conceito da administraçãosegundo Fayol.
Sobre as funções administrativas, Fayol definiu elementos da Administração, ou funções do administrador, a saber;
Prever: Visualizar o futuro e traçar o programa.
Organizar: Constituir o duplo organismo da empresa, material e social.
Comandar: Dirigir e orientar o pessoal.
Coordenar: Ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos.
Controlar: Verificar setudo corre de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
“A Teoria Clássica caracterizou-se basicamente pelo seu enfoque prescritivo e normativo: prescreve os elementos da administração (funções do administrador) e os princípios gerais que o administrador deve adotar em sua atividade. Esse enfoque prescritivo e normativo sobre como o administrador deve proceder no trabalho constitui ofilão da Teoria Clássica. É a velha receita do bolo.”

Esses elementos descritos acima constituem o processo administrativo, pode-se percebê-los no trabalho de administrador em qualquer nível ou área da empresa, tanto diretor, o gerente, o chefe, como o supervisor.

Proporcionalidades das funções administrativas.
Segundo Fayol, existe uma proporcionalidade da função administrativa: ela não...
tracking img