Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1244 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo I: O Empreendedorismo

O conceito "Empreendedorismo", cuja origem da palavra vem do verbo francês “entrepreneur” que significa “fazer algo”, foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter em 1950. Para Schumpeter o empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, e capitalistas para reunir recursos financeiros, organiza as operações internase realiza as vendas de sua empresa.
Segundo a definição do dicionário eletrônico Wikipédia, empreendedorismo, é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. A função do empreendedor é identificar oportunidades, buscando recursos para transformá-las em negócio lucrativo.
Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso, Robert Hirsch, em seu livro“Empreendedorismo”. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e esforços necessários, assumindo os riscos financeiros, recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.
Dornelas (2001) faz um resgate histórico e identifica que a primeira definição de empreendedorismo é creditada a Marco Polo, sendo o empreendedor aqueleque assume os riscos de forma ativa, física e emocionais para alcançar fins desejados.
Na Idade Média, o empreendedor deixa de assumir riscos e passa a gerenciar grandes projetos de produção principalmente com financiamento governamental. Os primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo ocorreram no século XVII, em que o empreendedor estabelecia um acordo contratual como governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos. Ocorre também a criação do próprio termo empreendedorismo que diferencia o fornecedor do capital, capitalista, daquele que assume riscos, empreendedor . Richard Cantillon, importante escritor e economista do século XVII, é considerado por muitos como um dos criadores do termo empreendedorismo, tendo sido um dos primeiros a diferenciar oempreendedor do capitalista. Mas somente no século XVIII, que capitalista e empreendedor foram complemente diferenciados, certamente em função do início da industrialização que ocorria no mundo, através da Revolução Industrial.
No final do século XIX e início do século XX, os empreendedores foram freqüentemente confundidos com os administradores (o que ocorre até os dias atuais), sendoanalisados meramente de um ponto de vista econômico, como aqueles que organizam a empresa, pagam empregados, planejam, dirigem e controlam as ações desenvolvidas na organização, mas sempre a serviço do capitalista.
No Brasil, o empreendedorismo começou a ganhar força na década de 90, durante a abertura econômica. A entrada de produtos importados ajudou a controlar os preços, uma condição importante para opaís voltar a crescer, mas trouxe problemas para alguns setores que não conseguiam competir com os importados, como foi o caso dos setores de brinquedos e de confecções, por exemplo. Para ajustar o passo com o resto do mundo, o país precisou mudar. Empresas de todos os tamanhos e setores tiveram que se modernizar para poder competir e voltar a crescer. O governo deu início a uma série dereformas, controlando a inflação e ajustando a economia, em poucos anos o País ganhou estabilidade, planejamento e respeito.
Dado as mudanças históricas, o empreendedor ganhou novos conceitos, na verdade, são definições sob outros ângulos de visão sobre o mesmo tema. Contudo, parece que uma definição de empreendedor que atende na atualidade é de Dornelas, que é baseada nas diversas definições vistas atéentão, “o empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ele, assumindo riscos calculados”. Caracteriza a ação empreendedora em todas as suas etapas, ou seja, criar algo novo mediante a identificação de uma oportunidade, dedicação e persistência na atividade que se propõe a fazer para alcançar os objetivos pretendido.

Capítulo II: O que são...
tracking img