Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Importância do Plano de Negócios

Muitas empresas ainda não entendem a necessidade de um planejamento e, por isso, acabam fechando suas portas. Segundo dados do SEBRAE, cerca de 31% delas fecham as portas no primeiro ano de funcionamento, chegando a 60% até o quinto ano. A grande questão é descobrir por que o empreendimento não alcança crescimento, buscando ferramentas para reverter o quadro edefinindo novas estratégias. O planejamento não garante o sucesso, mas serve, principalmente, para minimizar os erros e aperfeiçoar as potencialidades e oportunidades. Para quem não sabe aonde vai chegar, qualquer caminho serve, sendo isso um mau sinal. O "plano de negócios" é uma das ferramentas mais importantes para o empresário, devendo ser escrito a lápis, pois deve ser ajustadofrequentemente. Além disso, o dono do próprio negócio, muitas vezes, precisa recorrer a uma consultoria para ajudar a encontrar os erros, o motivo da falta de crescimento ou da crise da companhia.
A crise e a falta de dinheiro são responsáveis por 56% do fim das empresas, seguido pelo fluxo de caixa e pela falta de clientes em 35% dos casos.
A concorrência responde por 31%, e o acesso ao crédito, 15%. Namaior parte dos casos, o fechamento poderia ser evitado - ou o prejuízo minimizado - se houvesse planejamento. É fundamental entender a organização, ou seja, conhecer seus pontos fortes e fracos. Quem investe pretende ter o retorno deste investimento, normalmente, a curto ou a médio prazo, além da compensação a médio e a longo prazo. A compensação é o resultado do investimento e do trabalho e devevir na forma como que foi planejada: dinheiro, tempo livre, poder, status, patrimônio, etc.
A motivação também é um fator essencial, pois leva a pessoa a seguir seu caminho sem cair em ciladas, que podem vir disfarçadas de oportunidades ou de ameaças que podem gerar uma reação. Quando a motivação está alinhada ao caminho escolhido, o sucesso é muito mais provável - mas isso não significa umagarantia. Ainda no âmbito humano, verifica-se que as grandes empresas, além de terem mais recursos, têm como propósito extrair o máximo de seus profissionais. Por saber que gente é o que faz a diferença, elas buscam fazer com que seus profissionais se sobreponham aos processos. Conceitos como "perfil comportamental", "pipeline" ou "PDCA", normalmente, só são utilizados em empresas que estão realmente embusca de resultados superiores.
Enfim, o ideal é que a empresa esteja baseada nos três pilares de sustentação: caixa, lucro e perpetuação, fator essencial para que o plano de negócios seja elaborado com consistência, implementado com comprometimento.Em todos os aspectos de nossa vida sabemos a importância de sempre planejarmos para atingir algum objetivo, desde planejar uma simples viajem. Porexemplo: para que uma viajem aconteça, é necessário escolher o local a ser visitado, decidir o tempo de viajem quanto dinheiro levar, etc. Se para uma simples viajem, precisamos fazer tudo isso, imagine quando queremos abrir um negócio. Porém, é fato que muitos proprietários de pequenas empresas não dão a mesma importância ao planejamento de seu negocio.‘’ Sabedoria é a capacidade de prever asconsequências, em longo prazo, das ações atuais, a disposição de sacrificar ganhos em curto prazo em favor de benefícios futuros, e a habilidade de controlar o que é controlável e de não se afligir com o que não é. A essência da sabedoria, portanto, é a preocupação com o futuro’’ (ACKOFF, 1979). |
O que é um Plano de Negócio?
Um plano de negócio é um documento que descreve quais os objetivos de umnegocio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócios permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado. O plano irá ajudar o empreendedor a concluir se a sua ideia é viável e a buscar informações mais detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que pretende oferecer,...
tracking img