Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIBAN – UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO
UNIDADE CAMPO LIMPO
2° SEM. TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO E O PROCESSO EMPREENDEDOR

Prof. César

SãoPaulo
2012

Quando se fala em Empreendedorismo as pessoas já fazem um vínculo com a idéia de negócio próprio. Na verdade ser empreendedor é uma competência que não se enquadra apenas no caso deiniciativa própria, mas também nos casos corporativos, sob o título de intraempreendedorismo.
No caso das pessoas que fazem investimento próprio na abertura de um negócio, elas se dividem em duasvariáveis que determinam o perfil empreendedor, podendo ser eles Empreendedores por Investimento ou Empreendedores por Necessidade.
Os Empreendedores por Necessidade são aqueles que se encontraram semopção de trabalho ou renda insuficiente, e então decidem abrir um negócio por conta própria, e sufocados pela necessidade, acabam pecando pela falta de planejamento, controle contábil e investimento,fazendo com que esses empreendimentos sucumbam na sua grande maioria.
Os Empreendedores por Investimento são aqueles que já atuam num determinado mercado, têm domínio sobre ele e sabem exatamente comodevem agir, pois já existe para isso um planejamento que prevê métodos e investimentos necessários. Normalmente essa categoria atinge os seus objetivos com sucesso.
No caso das pessoas inseridas nomercado corporativo, o empreendedorismo não deixa de ser praticado, mas nesse caso a pessoa utiliza os instrumentos fornecidos pela organização. Essa situação demonstra claramente que o espíritoempreendedor pode ser observado em funcionários, e por isso, pode se estender por toda a cadeia de trabalho da organização, com cada indivíduo na sua especialidade e função, logo, conclui-se queempreendedorismo é uma questão de postura em relação ao seu trabalho e recursos, tantos físicos quanto humanos.
Baseando-se nessa visão, concluímos que todo empreendedor não precisa necessariamente ser um...
tracking img