A promessa das tarefas sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A promessa e as tarefas das ciências sociais
Segundo Wright Mills os homens na maioria das vezes não tem noção da ligação e da importância que tem no curso da evolução da história.
Tendo a chamadaimaginação sociológica o homem compreende melhores as coisas que acontecem em sua volta naquele momento que estão vivendo.A consciência política pode-se dizer que é a expressão mais importante daimaginação sociológica, pois não pode traçar seu próprio destino, devendo participar para ter o controle de sua vida.
O desenvolvimento da imaginação sociológica é a promessa das ciências sociais.
Osvalores sociais devem estar bem claros, pois os problemas surgem de sua transgressão. Dentre as questões sociais temos: violência, drogas, etc.e os valores: respeito à vida, igualdade, etc.
Através daimaginação sociológica podemos resolver esses problemas.
Descobrimos que as ciências físico-químico-naturais podem causar problemas, podendo citar como exemplo as bombas nucleares.
Devemos ter umaconsciência crítica.
Condições históricas do nascimento das ciências sociais
A análise científica da vida social se consolida com a Revolução Industrial e a Francesa. A primeira ficou famosa pelainvenção da máquina a vapor, aumento da produção, êxodo rural, epidemias, baixos salários, desemprego, criminalidade, longas jornadas de trabalho, sendo feita a destinção entre proletário e proprietário.A segunda destruiu o regime absolutista, comandada pela burguesia, inspirou-se nos iluministas, foi elaborada a declaração dos direitos do Homem e do Cidadão.
Racionalismo – deu origem à revoluçãocopérnica onde contestavam a igreja católica como fonte única do conhecimento, Decartes considerou a razão como fonte segura do conhecimento, penso, logo existo¨, foi a consagração do pensamento livre.O iluminismo foi o ponto culminante dessa revolução, aplicavam o método dedutivo de Decartes e o Empirista de Bacon preparando-se para o desenvolvimento das ciências sociais.
Ciências sociais...
tracking img