A visao dos pais sobre a lei da palmada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP – Universidade Paulista
ICH - Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia





















VISÃO DOS PAIS SOBRE A LEI DA PALMADA











Raquel Reis Picorone de Araujo - RA: A33BCE-5
Érica de Lima Portela - RA: A27450-2








Campus Brasília
2011UNIP – Universidade Paulista
ICH - Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia








Raquel Reis Picorone de Araújo – RA: A33BCE-5
Erica de Lima Portela – RA: A27450-2










VISÃO DOS PAIS SOBRE A LEI DA PALMADA








Relatório de Pesquisa apresentado para a disciplina de Pesquisa de Campo em Psicologia Social, como requisitopara a avaliação do Sexto Semestre, sob orientação do Professor Dr. Aldry Sandro Monteiro Ribeiro.







Campus Brasília
2011

SUMÁRIO

Agradecimentos

Epígrafe

Resumo

1. Introdução
1. Tema - A Visão dos Pais sobre a Lei da Palmada
2. Objetivo
3. Hipóteses
4. Justificativa
2. Métodos
2.1 Participantes2.2. Instrumentos da Coleta
2.3. Aparatos
2.4. Procedimentos
3.0 Resultados
4. Discussão
5. Conclusão
6. Referencia Bibliográfica
7. Anexos

AGRADECIMENTOS


Agradecemos a Deus por acreditar em nós e não desistir de nos fazer grandes mulheres. Cremos assim que com isto nos tornaremos melhor a cada dia. Agradecemostambém aos nossos familiares que neste período de nossas vidas compreenderam e nos apoiaram, suprindo as necessidades daqueles que dependem de nós.







































Epígrafe



Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.
(Carl Jung)Resumo



O presente trabalho tem como objetivo abordar a concepção dos pais sobre a lei da palmada. Saber se a lei que foi sancionada em 2010 foi acatada pela população e se ela foi aprovada por eles. Nosso intuito é pesquisar sobre o uso da palmada, se ela ainda é o meio de educação usado pelos pais e ou cuidadores, ou se outrométodo foi adotado. A metodologia utilizada no  projeto faz parte de uma pesquisa qualitativa assim sendo, iniciamos um levantamento do referencial Teórico com o uso do Estatuto da criança e do Adolescente (ECA), com objetivo de mostrar a Lei da Palmada,  aos pais que ainda não conheciam. No entanto, a aplicação da Lei causou algumas polêmicas, os resultados de nossas entrevistas mostraram que 75% dossujeitos, ou seja, três dos quatro entrevistados fazem jus ao uso da aplicação da Lei. Portanto podemos concluir que a maioria dos nossos entrevistados faz justa a aplicação da lei.























1. Introdução


O presente trabalho, projeto, aborda o tema: A visão dos pais sobre a Lei da palmada.

No entanto, a lei é consideradapolêmica, a forma como os pais devem educar seus filhos.  Apesar do consenso de que surrar uma criança é errado, nem todos são tão convictos quando o assunto é uma "palmadinha". A atual redação do artigo 227 da Constituição Federal de 1988 é  dever da família em relação à criança e aos adolescentes  “colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade eopressão”. No entanto, o projeto de lei 2.654/2003, a chamada  "Lei da Palmada", proposta pela deputada Maria do Rosário (RS), pretende proibir a adoção de castigos moderados.

O especialista em educação, Lino de Macedo, do Instituto de Psicologia da USP, salienta que a lei quer regular a intimidade da casa, da relação pai e filho, e acrescenta que o Brasil é o país das leis. Outra...
tracking img