Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Criatividade

A semente do empreendedorismo nasce com a inovação tecnológica e esse fator propicia o diferencial do desenvolvimento econômico mundial. O desenvolvimento econômico depende de quatro fatores: talento, tecnologia, capital e know-how.
O talento em empreender resulta da percepção, direção, dedicação e muito trabalho. Porém, o processo empreendedor ocorre quando o talento éacrescido de tecnologia e de pessoas com ideias viáveis. Para que o negócio saia do papel e torne-se viável é necessário o capital. E finalmente, surge o know how, ou seja, a capacidade de convergir o talento, a tecnologia e o capital que farão a empresa crescer.
De acordo com Smilor e Gill (1986), a junção de pessoas, idéias, recursos e conhecimentos, formam os negócios de sucesso.
O processo deinovação tecnológica é de fundamental importância ao desenvolvimento econômico. As fases do processo empreendedor são:
1. Identificar e avaliar a oportunidade.
2. Desenvolver um plano de negócios.
3. Determinar e captar recursos necessários.
4. Gerenciar a nova empresa.
É importante salientar que embora as fases sejam apresentadas de forma seqüenciada, nenhuma delas precisa sernecessariamente concluída para que se inicie a seguinte. O processo ocorre de forma dinâmica e podem ocorrer casos em que o empreendedor esteja na fase de captar recursos e o investidor realize sugestões para mudanças na concepção da empresa. O empreendedor deverá retornar ao seu plano de negócios e iniciar novamente o ciclo, sem ter concluído o anterior.
Empreendedores de sucesso estão sempre atrás de novasidéias, e criatividade não falta a esse grupo de empresários. Eles estão sempre atrás de novas e verdadeiras oportunidades de mercado e estão sempre atentos a tudo que ocorre no meio em que atuam. Não aceitam a primeira explicação dada aosfatos ocorridos, são curiosos e questionadores. Por isso, são criativos e conseguem identificar mais oportunidade de negócios que os demais.
Idéias criativascompõem um dos quatro pilares, de acordo com Dertouzos (1999), além do Investimento de capital de risco, infra-estrutura de alta tecnologia e cultura empreendedora focada na paixão pelo negócio.
Timmons (1994) apresenta outra forma de analisar os aspectos críticos do processo empreendedor. Ele prioriza a análise de três fatores: a oportunidade, a equipe empreendedora e os recursos necessáriospara o início do negócio.
Para que possam surgir novas idéias é necessário que a mente esteja preparada, aberta para que esse processo ocorra. A identificação de novas oportunidades de mercado está fortemente relacionada a fontes de informação. Ou seja, informação é a base de novas idéias.
Atualmente, a informação está ao alcance de qualquer pessoa, em diversas formas e veículos, tais como atelevisão, rádio, revistas, jornais, livros e a Internet.
Apesar de existirem muitas fontes de informações, não é fácil identificar uma nova oportunidade de negócio.
Há técnicas comumente utilizadas, como, por exemplo, o brainstorming, que estimula os participantes a gerarem novas idéias quando estão em grupo, reunidos com outras pessoas.
Existem também outras formas e técnicas para geraridéias, mas o mais importante é que o empreendedor esteja sempre observando o que ocorre no ambiente em que vive.
O empreendedor curioso e criativo sempre está à procura de novas oportunidades e atento a tudo que ocorre a sua volta.
Algumas dicas são importantes para gerar novas idéias:
1. Converse com pessoas de todos os níveis sociais e idade, sobre variados temas. Você poderá descobrir anecessidade de produtos para nichos de mercado.
2. Pesquise novas patentes ou licenciamentos de produtos, em áreas onde poderá atuar com um novo negócio. Você poderá chegar à estratégia de sua empresa.
3. Esteja atento aos acontecimentos sociais de sua região, tendências e preferências da população, mudanças de estilo e padrão de vida dos jovens e também dos mais velhos. Você poderá ser pioneiro...
tracking img