Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA

A.T.P.S. ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

EMPREENDEDORISMO

Santa Bárbara D’Oeste – SP

2011

FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA

A.T.P.S. ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

EMPREENDEDORISMO

PROFESSOR RICIOTI COVESI FILHO

INTRODUÇÃO

No constante mundo atual, estudos revelam que o perfil de um profissional dentro de umaorganização, precisa atender as exigências e os desafios que as mudanças globais vem se estabilizando com força. Dentro dessas condições, identificar as diferenças, e valorizar o trabalho daqueles que se superam tem sido um dos principais motivos do crescimento generalizado no mercado de trabalho. Focando na base formadora do processo do Administrador e o empreendedor, nota-se que seus princípios estãobasicamente unidos, de maneira que as duas funções atuem nos mesmos ambientes e suas atividades sejam indiferentes, porém a forma cada qual aplica seus princípios tomam uma outra redundância, o que poderia explicar esse quadro. Nessas condições o tema apresentado abordará, a relevância entre as duas funções e suas diferenças, mostrando todo o processo na hora de atuar, a capacidade de ambos e suasexpectativas diante do mundo das organizações.

1. EMPREENDEDORISMO E O PROCESSO EMPREENDEDOR

O nosso grupo é formado por 7 pessoas das quais 3 pessoas conseguiram resultados acima dos 120 pontos, ou seja, de certa forma já estão aptos a serem empreendedores, e os outros 4 tiveram resultados de 100 a 119 pontos, isso significa que já tem algumas idéias de como ser um empreendedor.De certa forma foi um resultado inesperado, o grupo está acima das expectativas, ainda como tudo na vida, nos restam muitas coisas a serem aprendidas, mas estamos chegando lá pouco a pouco, detalhe a detalhe.
O administrador é alguém que necessariamente busca ter lucros, dinheiro em cima de negócios, mercado. É alguém que se necessário compraria uma idéia para se ter lucro.Segundo Henry Fayol há cinco princípios da arte de administrar: planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar.
Já o empreendedor é um visionário, é aquele que assume riscos, que gosta de buscar inovações, que gosta de trazer novidades, que criam empregos e prosperidades de certa forma são propulsores da economia.
As características de um empreendedor são bem distintas:fazem a diferença, tomadores de decisões, identificam e exploram oportunidades, são determinados, dinâmicos, otimistas, constroem seu próprio destino e assumem riscos calculados.
O empreendedor tem a percepção de oportunidade, já o administrador guia-se pelos critérios de desempenho. O empreendedor toma decisões rápidas, já o administrador vê mais a redução dos riscos. O empreendedorprioriza a eficiência, o administrador vai pelo planejamento formal. O empreendedor é flexível, o administrador valoriza o poder, o “status” e a recompensa. O empreendedor é informal, o administrador é formal e segue a cultura organizacional.
Em outras palavras, o administrador é uma profissional mais tradicional, enquanto o empreendedorismo é uma profissão do presente e futuro. Vimos que nãopodemos ficar presos a conceitos antigos, pois o mundo globalizado nos impõe mudanças e adaptações.

2. IDENTIFICANDO OPOTUNIDADES

Ela atende ao mercado de alunos universitários, que devido a distância necessitam de moradia dentro da cidade, para que a locomoção seja de fácil acesso e que haja melhor comodidade dentro da cidade na qual a universidade está localizada.
Levandoem conta que o hotel/república seria aberto logo no inicio do ano e que universidades existem aos montes, e mais ainda de alunos sejam de universidades públicas, federais ou particulares, em torno de 20% de lucro ao fim do ano.
As vantagens competitivas seria que ela é voltada especialmente para os universitários, e que eles teriam um café dentro do próprio estabelecimento, algumas salas...
tracking img