Anencefalia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Literatus

Curso de Enfermagem

Anencéfalia e a Bioética

Janaina Dutra Peixoto

Manaus – AM

2011

Janaina Dutra Peixoto

Anencéfalia e a Bioética

Manaus – Am

2011

Sumário

Conteúdo
Sumário 3
Introdução 4
1. Patologia e Causas 5
1.1 Diagnóstico e Tratamento 5

1.2 Anencéfalia e Interrupção Gestação 5

2. Neurociência 6

3. Constitucionalidade“Lei” 6

4. Bioética 7
Considerações Finais 8
Referências Bibliográficas 9

Introdução

A anencéfalia vem demonstrando várias discussões em muitos profissionais da saúde e também do âmbito jurídico que afirmam que o anencéfalo não tem cérebro e é um ser morto e com esta hipótese querem condená-lo á morte,o anencéfalo é um ser vivo e que possui tecido cerebral sim e preserva algunssinais vitais como,freqüência cardíaca,e respiratória.O diagnóstico de anancéfalia é realizado tardiamente,entre as 18ª e 24ª gestação,faz em que as mulheres já vivenciam o papel o social de grávida, já as causas dessa má formação,ainda m estudo,podem ser de diversas naturezas como carência de ácido fólico,uso de fumo e drogas ilícitas,problemas de saúde materna.

A interrupção da gravidez“aborto” não é o termo adequado á interrupção da gestação já que designa á morte de um feto que tem potencial para transforma-se em um Ser Humano. Portanto, os termos parto terapêutica e antecipação de parto de feto inviável seriam os termos apropriados para denominar a interrupção da gestação de feto anencéfalo.Dessa maneira,os casais que vivenciam tal situação e os profissionais da saúde que osvivenciam,deparam-se com um dilema ético,o qual envolve questões referente á vida e a morte.

Assim, a Bioética e a área que permite o homem refletir sobre facticidades que ocorrem em seu cotidiano de situações que geram temor polêmicos como o aborto,a morte e o morrer,entre outros portanto,a proposta desse estudo é enfatizar os princípios éticos e profissionais.

Patologia e CausasA anencéfalia, um grave defeito embrionário do sistema nervoso central é uma patologia congênita que esse caracteriza pela má formação do cérebro do feto durante á gravidez. Essa anomalia impede que o sistema nervoso central seja desenvolvido corretamente, sendo cérebro e calota craniana grosseiramente mal formada. O cérebro, e o cerebelo são reduzidos ou inexistentes e o tecido cerebralé freqüentemente exposto não coberto por osso ou pele. A criança quando nasce geralmente é cega e inconsciente, e sua expectativa de vida é de apenas algumas horas e às vezes poucos dias após o nascimento. A anencéfalia é um tipo gravíssimo de defeito tubo neural e um canal estreito que se dobra e fecha para formar o cérebro e a medula espinhal. Acredita-se que esse defeito seja decorrente dainteração entre fatores genéticos e ambientais durante o primeiro mês de embriogênese. Mulheres que tomam certos medicamentos para a epilepsia e as mulheres com diabetes possuem maiores chances de ter um filho com defeito do tubo neural. A anomalia também tem sido associada a uma elevada exposição a toxinas, tais como ,chumbo, mercúrio, níquel.A probabilidade de anencéfalia é de um caso a cada milnascidos principalmente caucasianos do sexo feminino.

1 Diagnóstico e Tratamento

Anencéfalia pode ser diagnosticada antes do nascimento através de um exame de ultra-som muitos médicos aconselham á interrupção da gravidez. Infelizmente não há tratamento médico para anencéfalia. Devido á falta de desenvolvimento do cérebro, cerca de 75% dos bebês,são natimortos ( morrem dento do útero,oudurante o parto) e os restantes 25% dos bebês morrem dentro de algumas horas,dias ou semanas após o parto.

3 Anencéfalia e Interrupção Gestação

O aborto geralmente definido como a interrupção da gravidez, podendo ser espontâneo ou provocado. O aborto espontâneo é interrupção da gestação que ocorre sem nenhuma intervenção externa e pode ser causado por doenças da mãe,por defeito...
tracking img