Empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PESQUISA
1. TEMA
Empreendedorismo e as Características do Comportamento Empreendedor.

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
Persuasão e Rede de Contatos.

3. PROBLEMATIZAÇÃO
Quais as características do comportamento e personalidade essenciais para que um empreendedor obtenha sucesso?
O empreendedorismo pode ser ensinado ou as pessoas já nascem com estas características?
O que vem aser a característica de persuasão e rede de contatos?

4. HIPÓTESE
As ações empreendedoras podem ser ensinadas, detalhadas e motivadas para que as pessoas se tornem empreendedoras em condições de alcançar os melhores resultados em seus negócios.
A influência sobre as outras pessoas capaz de levá-las a fazer aquilo que preciso que façam

5. OBJETIVOS
Buscar conhecimentos acerca do assunto,elucidando as características do comportamento necessárias para que uma pessoa pense, tome ações e decisões como um empreendedor de sucesso, ou que esteja preparado para atingir os melhores resultados; em especial a característica de persuasão e rede de contatos e comportamentos inerentes.
 Descrever as características do comportamento empreendedor.
 Aprofundar a discussão sobre as açõesempreendedoras.
 Elucidar a característica de persuasão e rede de contatos.

6. METODOLOGIA UTILIZADA
A metodologia aplicada para fundamentação desta pesquisa, será de natureza exploratória, do tipo Pesquisa Bibliográfica analisando autores e instituições especializadas que trataram sobre o assunto, sendo isto feito através de pesquisas em sites especializados, material didático fornecido eleitura realizada em livros indicados ao Curso de Administração.
Dê acordo com Severino (2000), a pesquisa bibliográfica é uma busca apurada em livros, revistas, sites, jornais, documentários a respeito de um assunto. Ela tem o objetivo de auxiliar o pesquisador no desenvolvimento de sua pesquisa, pois ela irá apresentar e explicar o conhecimento atual sobre o tema selecionado e identificarápesquisas que estão sendo feitas ou foram no passado, dentro do campo e do tema escolhidos.
Através da utilização desta pesquisa, pretende-se contruir conceito sobre as características do comportamento empreendedor e a personalidade comportamental essenciais para se criar ou desenvolver o espírito empreendedor.

7. JUSTIFICATIVA
É sabido que as estatísticas mostram, ainda, um número consideradoelevado de falência e fechamento de empreendimentos em seus primeiros anos de vida. Mas por que isto ocorre com frequência? O que pode e deve ser melhorado para que os novos negócios não quebrem?
Pretende-se com esta pesquisa, dar ao leitor, condições de saber se possui as características de um empreendedor, se pretende ou não se tornar um empreendedor e mais além, subsidiá-los para que estejampreparados paras as escolhas que farão como empreendedor.
Abrir um negócio é relativamente simples, rápido, iniciar uma atividade empreendedora e ter sinceros desejos de sucesso e realização, investir capital financeiro e humano, trabalhar, trabalhar muito e produzir bons produtos. Tudo isto é mais fácil e prazeroso do que se pensa.
Todavia é muito mais difícil permanecer aberto, funcionando,produzindo, empregando e mantendo os sonhos vivos. As decisões tomadas como empreendedor requerem estudos e preparos adequados, pois são raros os que nasceram empreendedores e sem uma formação e preparação adequadas continuam vivos no mercado. E é extremamente doloro ter que fechar as portas, dispensar funcionários e ver os sonhos se apagarem.
Para que o leitor tenha um chance maior de evitar osofrimento da “quebra” ou falência é que julgo ser importantíssimo este trabalho de pesquisa, e que fique disponível para acesso ao maior número de leitores possível.

8. DESENVOLVIMENTO DO TEMA
Origem da palavra Empreendedor
Do latim “imprehendere” ou “empreender”.
No site www.empreendedoras.blogspot.com, a definição é dada como:
“A palavra empreendedorismo deriva do francês “entre” e...
tracking img