Tuberculose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O tratamento diretamente observado no tratamento de tuberculose multirresistente em unidade de referência terciária de Belém, Pará

Introdução:

A forma clínica de tuberculose (TB) com bacilos resistentes a rifampicina (R) e à isoniazida (H) foi conceitualmente denominada multidrugresistant tuberculosis (MDRTB) nos Estados Unidos, no final da década de 1980 (DALCOLMO e cols, 2007). OBrasil é um dos 22 países priorizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para otimizar o controle da tuberculose em virtude de abrigarem 80% dos casos de TB no mundo. Anualmente ainda morrem 4500 pessoas no país por tuberculose, doença prevenível e curável (MS, 2002a). Em 2009 no estado do Pará foram notificados 3556 casos novos de TB, com taxa de incidência de 47,85/100000 hab(MS, 2010b).Desde 1993 a tuberculose é declarada uma emergência mundial pela OMS, sendo esta responsável pela recomendação da estratégia DOTS (Directly Observed Treatment Short-Course),que tem como objetivo aumentar as taxas de cura e detecção da doença e tem como pilares: o compromisso político garantindo recursos para o controle da TB; organização da rede laboratorial para diagnóstico eacompanhamento dos casos; garantia do fornecimento regular de medicamentos; observação da tomada de medicamentos e a alimentação e análise da base de dados para tomada de decisão (MS, 2002; WHO, 1994).

O Tratamento Diretamente Observado (TDO) é elemento central desta estratégia caracterizado pela observação da tomada da medicação e apoio ao paciente. Os Centers for Disease Control (CDC) recomendamque o ‘TDO deveria ser considerado para todos os pacientes por causa da dificuldade pelos profissionais em predizer se os pacientes aderirão ao regime de medicamentos prescritos’(CDC, 1993). De acordo com o novo Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil, é desejável que a observação da ingestão dos medicamentos seja diária (de segunda a sexta-feira) e realizada por umprofissional de saúde (MS, 2010a).

Desde o lançamento do Plano Emergencial para o Controle da Tuberculose em 1996, o Ministério da Saúde recomenda a implantação do tratamento supervisionado, formalmente oficializado em 1999, pelo PNCT (HIJJAR e cols, 2007).

Esta estratégia está implantada em parte da atenção básica no município de Belém, inclusive na referência terciária paratuberculose, que atende pacientes portadores de resistência aos fármacos anti-tuberculose, objeto deste estudo.

O TDO é um método instituído com finalidade de sanar os problemas de falência, diminuir a incidência da TB e principalmente da multidrogarresistência.

A resistência aos fármacos anti-tuberculose surgiu a partir da utilização dos primeiros tratamentos para TB em 1944, decorrentede mutação natural dos bacilos (RUFFINO-NETTO & VILLA, 2006). A ocorrência da TB multidrogarresistente (TBMDR) está associada diretamente ao uso inadequado dos fármacos padronizados para o tratamento da TB, o que favorece o aparecimento de cepas de M. tuberculosis resistente a um ou mais medicamentos. Quando a resistência envolve os principais fármacos como a rifampicina e a isoniazida énecessária a utilização de outros esquemas terapêuticos alternativos, que não tem a mesma efetividade. A resistência cruzada e a baixa adesão são reconhecidamente grandes problemas no controle da TB, sobretudo no que diz respeito ao manejo do retratamento (DALCOLMO e cols ,2007 ).

No Brasil, a partir do ano 2000, vêm sendo notificados, em média, 340 casos de TBMDR ao ano. A incidência de casos énotadamente maior nos estados mais populosos, tendo o estado do Rio de Janeiro a proporção mais significativa do total de casos do país (37,4%), seguido por São Paulo, Bahia, e Pará que também apresentam número expressivo de casos (MS, 2007).
O estado do Pará está localizado na Região Norte. È o estado mais populoso desta região e seu território ocupa o segundo lugar em extensão no país....
tracking img