Empreendedorismo e intraempreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPREENDEDORISMO E INTRAEMPREENDEDORISMO
O empreendedorismo vem ganhando espaço cada vez mais pela redução do trabalho formal, e vem sendo uma segunda opção as pessoas que não conseguem espaço nomercado de trabalho. Assim temos colaboradores muito mais competitivos nos deparando com um novo perfil profissional, trazendo o intraempreendedorismo que é o processo que ocorre dentro de uma empresa,levando-a a novos negócios, e outras atividades inovadoras como desenvolvimento de novos produtos, serviços, tecnologias, técnicas administrativas e estratégias.
O empreendedorismo é a habilidade dese conceber e estabelecer algo partindo de muito pouco ou quase nada - Barreto (1998). Empreender é conseguir agregar valor ao negócio é oferecer ao mercado uma empresa com uma nova cara, uma novaproposta. No entanto, enquadra-se no contexto brasileiro onde Barreto (1998) chama de “muito pouco ou quase nada”, significa, na prática, pouco capital disponível, precário nível educacional, tecnologiainsuficiente, dificuldade de acesso a crédito, poucos estímulos e incompreensão das vantagens de se ter uma educação empreendedora.
Em relação ao intraempreendedorismo, não basta mais ter somentediploma de graduação e especialização para se destacar no mercado de trabalho. As empresas querem cada vez mais profissionais que tragam soluções para seus problemas, sejam pró-ativos e inovadores, ouseja, que tenham um perfil intraempreendedor. Basicamente, eles querem que esses funcionários apliquem o comportamento empreendedor em prol da própria empresa. Se empreendedorismo é realizado porempreendedores, que agem de forma independente e são os únicos responsáveis pelos riscos e beneficiário da ação empreendedora, no intraempreendedorismo, a ação empreendedora é realizada porintraempreendedores, que são colaboradores de uma organização, diretores, gerentes e demais funcionários, que agem como empreendedores.
O ambiente intraempreendedor nasce e se expande em função da natureza da...
tracking img