Uml - unified modeling linguage

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Módulo 01
UML - Unified Modeling Language

Caro (a) Aluno (a),
Nesta aula será abordado o assunto de UML, você poderá compreender o uso da UML no processo de construção de um software. Será dada uma introdução de todos os diagramas pertencentes a UML, além de mostrar como criar diagramas de Caso de uso e Classes.
OBJETIVOS:
* Entender os conceitos de UML
* Conhecer os diagramasutilizados
* Construir diagramas de caso de uso
* Construir diagrama de Classes

TÓPICO 1 – Conhecendo a UML (Unified Modeling Language)

Objetivos
* Entender a importância da UML para desenvolvimento de software;
* Conhecer os diagramas da UML;

1.1. O que é a UML
É uma linguagem para especificação, documentação, visualização e desenvolvimento de sistemas orientadosa objetos. Sintetiza os principais métodos existentes, sendo considerada uma das linguagens mais expressivas para modelagem de sistemas orientados a objetos. Por meio de seus diagramas é possível representar sistemas de softwares sob diversas perspectivas.
O desenvolvimento de sistemas de software de grande porte é suportado por métodos de análise e projeto que modelam esse sistema de modo afornecer para toda a equipe envolvida, os clientes, analistas, programadores, etc. Uma compreensão única do projeto.
É nesse contexto que a UML atua, servindo como modelo de linguagem para a representação das análises.
A UML tem origem na compilação das "melhores práticas de engenharia" que provaram ter sucesso na modelagem de sistemas grandes e complexos. Sucedeu os conceitos de Booch, OMT(Rumbaugh) e OOSE (Jacobson) fundindo-os em uma única linguagem de modelagem comum e largamente utilizada. Os esforços para a criação da UML tiveram início em outubro de 1994, quando Rumbaugh se juntou a Booch na Rational, com o objetivo de unificar os métodos Booch e OMT. Decorrido um ano de trabalho, foi lançado, em outubro de 1995, o esboço da versão 0.8 do Unified Process - Processo Unificado, comoera conhecido. Nesta mesma época, Jacobson se associou à Rational e o escopo do projeto da UML foi expandido para incorporar o método OOSE.
Nasceu então, em junho de 1996, a versão 0.9 da UML.
Mantido pela OMG, Object Management Group, a UML não é um método, mas um modelo de linguagem, pois um método pressupõe um modelo de linguagem e um processo.
Na verdade ela compõe o método.
O modelo delinguagem é a notação que o método usa para descrever o projeto, e o processo são os passos que devem ser seguidos para se construir o projeto.
Tenha em mente que o modelo de linguagem é uma parte muito importante do método, ele corresponde ao ponto principal da comunicação do projeto. Se uma pessoa quer conversar sobre o projeto com outra pessoa é através do modelo de linguagem que elas seentendem. Nessa hora, o processo não é utilizado.
Na especificação 2.0 da UML, última especificação lançada, é definida uma notação e uma semântica.
A notação são todos os elementos de representação gráfica vistos no modelo, retângulo, setas, texto, etc, são as "palavras" do modelo de linguagem, enquanto a semântica define a semântica dos modelos.
A semântica mencionada acima, é representadapela estrutura de quatro camadas da UML, onde cada camada representa um nível de generalização e abstração dos seus elementos. As camadas são da de maior generalização e abstração para a de menor:
Meta-metamodelo: Composto por meta-classe, meta-atributo, meta-operação e meta-componente;
Metamodelo: Composto por classes, atributos, operações e componentes;
Modelo: Composto pelos termos eestados;
Objetos do utilizador: Composto por instâncias dos modelos definidos pelo usuário.

1.2. Por que fazer a modelagem?

Com a modelagem, alcançamos alguns objetivos:

1 - Os modelos ajudam a visualizar o sistema como ele é ou como desejamos que seja.
2 - Os modelos permitem especificar a estrutura ou o comportamento de um sistema
3 - Os modelos proporcionam um guia para a...
tracking img