Empreendedorismo - resumo do texto do dornelas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
No texto, o autor dá algumas dicas para os empreendedores iniciantes e logo de início ressalta que o maior pecado é não dar a devida importância e atenção ao planejamento. Citando o posicionamento dogerente de atendimento do Sistema SEBRAE, Ênio Pinto, onde diz que “mais do que nunca é preciso que as pessoas se formem, se capacitem”.
Não basta “ter dinheiro e sorte”, para o sucesso noempreendimento, além de buscar informação e capacitação também é preciso ter atitude, conduta e comportamento de líder.
O autor aponta o SEBRAE como referência no assunto e cita seus cursos técnicos paragestão do negócio e para estudos de viabilidade econômica-financeira.
Outro ponto importante levantado pelo Ênio é a necessidade da afinidade do empreendedor com o assunto/foco do negócio que pretendedesenvolver. Inclusive atenta para o fato do SEBRAE não fazer indicação de negócio para não correr o risco de saturar o mercado devido sua credibilidade e influência.
Para certificar-se de que háinteresse pelo assunto, o empreendedor deverá considerar alguns critérios:
- vocação para o ramo escolhido;
- existência de um mercado favorável para o desenvolvimento do negócio com clientes,fornecedores, concorrência;
- recursos financeiros necessários/suficientes para a implementação do negócio.
Outro ponto levantado é a busca de parceiros, consultoria e também da troca de experiências comoutros empreendedores, “gente bem sucedida que se dispõe a contar a própria história, a própria experiência, para que os outros encurtem caminho”.
Para Dornelas, após abrir o negócio, o empreendedordeverá atentar-se as relações de trabalho, uma vez que a tendência, por ser uma empresa pequena, é envolver a todos aumentando a pessoalidade. Há de se tirar proveito da proximidade dos colaboradores a fimde buscar melhoria contínua.
Outro ponto de atenção deve ser a inovação, uma vez que o mercado empreendedor brasileiro está aquecido e em pleno crescimento, as atenções voltam-se para o país,...
tracking img