Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE LIMEIRA

Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Série: 1ª
Disciplina: Empreendedorismo



Atividade Prática Supervisionada – ATPS –Etapa 1










LIMEIRA
2013
FACULDADE ANHANGUERA DE LIMEIRA
CST em Gestão de Recursos Humanos – 1ª. Série




ATPS – Etapa 1





Relatórios referentes àAtividade Prática Supervisionada (ATPS) da Disciplina de Empreendedorismo, entregues ao decorrer do Primeiro Semestre na Faculdade Anhanguera no ano de 2013.






LIMEIRA
2013
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento metodológico da Atividade Prática Supervisionada- ATPS, da Disciplina de Empreendedorismo tem como objetivos específicos: favorecer a aprendizagem; estimular a co-responsabilidadepelo aprendizado eficiente e eficaz; promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo; desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto-aprendizado; oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem; auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação; promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução deproblemas relativos à profissão e direcionar-nos para a emancipação intelectual.
As competências e habilidades desenvolvidas a partir dessa proposta de aprendizagem são de real essência para o empreendedorismo. O desafio evidência compreender tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações e abrangeações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes à negociação; que contribuirão diretamente com nosso exercício profissional futuro.












ETAPA 1 – Tema: Introdução ao Empreendedorismo e O Processo Empreendedor.
Abaixo segue o Resumo do Capítulo 1(Introdução) e Capítulo 2(O Processo Empreendedor) do Programa do Livro-Texto (PLT)687 requisitadopara leitura no Passo 1 - Etapa 1 da ATPS de Empreendedorismo:

Analisando através da leitura os primeiros capítulos que abordam interessante parte do contexto disposto, podem-se encontrar definições do recente conceito difundido em nosso país – considerando que o termo “recente” envolve sua intensificação no final da década de 1990, e seu período de consolidação datado de 2000 a 2010.
O“Entrepreneurship”, ou Empreendedorismo pode ser definido, segundo Dornelas (2012), como “envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de idéias em oportunidades” (PLT 687 - p.28). A partir de estudos da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), originaram-se duas definições de empreendedorismo: o de Oportunidade (ligado ao desenvolvimento econômico, criado por empreendedoresvisionários que sabem aonde querem chegar e que possui planejamento prévio) e o de Necessidade (mais comum nos países em desenvolvimento, assim criado por falta de opção e informalmente, sendo considerado não adequado em questões de planejamento).
Levando-se em conta que o empreendedorismo está influenciando positivamente o desenvolvimento econômico dos países pode-se evidenciar o porquê lhe édado à atenção por parte dos mesmos.
Empreender faz parte da condição humana. Em situações de crise, a presença do empreendedorismo ganha contornos ainda mais fortes, já que a adversidade lhe é um ambiente ainda mais propício de aparição. O cenário global atual aponta, portanto, não só para alternativas econômicas inovadoras, mas, principalmente, para estratégias de promoção do desenvolvimento queestimulem e, de certa forma, dependam do empreendedorismo (CRESTANA, S. e CALDAS, R.).
Observa-se então que o Empreendedor é “aquele que sai da platéia e assume o palco de suas decisões e ações” (colocação do professor, Nelson Leandro). Em outro conceito, “os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem não se contentam em ser mais um...
tracking img