Placa tectonicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLACAS TECTONICAS
Segundo a teoria da Tectônica de Placas, a litosfera não é uma camada contínua, e sim, ela é fragmentada em uma dúzia ou mais de grandes placas rígidas que estão contínuo movimento na superfície terrestre. Uma placa tectônica (também chamada de placa litosférica) é uma grande fatia, maciça e irregular, de rocha sólida, geralmente composta de litosfera continental e oceânica. Asplacas variam grandemente em relação ao tamanho horizontal, desde algumas centenas até milhares de quilômetros, no qual as placas do Pacífico e da Antártida são as maiores. A espessura das placas também varia enormemente, desde menos de 15 Km para a litosfera oceânica jovem até em torno de 200 Km ou mais para antigas litosferas continentais (como por exemplo, as partes internas das Américas doSul e do Norte).
Cada placa move-se como uma unidade rígida individual sobre a astenosfera, que também está em movimento. As placas tectônicas movem-se porque o interior do planeta é quente, e ainda que a maior parte do manto abaixo da litosfera seja sólido, ele também é quente e dúctil. O manto pode fluir se sujeito a forças tectônicas originadas pela convecção mantélica. Uma placa pode dobrarlevemente quando ela move-se, mas relativamente pequena variação ocorre nas porções internas de uma placa. Quase toda atividade tectônica maior ocorre ao longo dos limites das placas, incluindo atividade vulcânica e terremotos, onde as placas interagem entre si.




Três tipos de limites de placas tectônicas são reconhecidos e definem três fundamentais tipos de deformação e atividade geológica:(1) Limites Divergentes - onde as placas tectônicas separam-se e movem-se em direções opostas, permitindo a formação de nova litosfera;
(2) Limites Convergentes - no qual as placas tectônicas convergem, colidem e uma mergulha por baixo da outra, promovendo o retorno da litosfera oceânica para o manto;
(3) Limites Transformantes - onde as placas tectônicas deslizam lateralmente uma em relaçãoas outras, aproximadamente a altos ângulos em relação aos limites divergentes.
Limites Divergentes


Limites divergentes formam-se quando duas placas afastam-se devido a convecção mantélica. No fundo do mar, o limite entre placas em separação é marcado por uma cordilheira oceânica que exibe vulcanismo basáltico ativo, terremotos superficiais e falhamentos normais provocados por forçastensionais criadas pela separação entre as duas placas. As Cordilheiras Meso-Atlântica e Meso-Pacífica são exemplos deste tipo de limite de placas no fundo mar.





Por curiosidade, um dos únicos lugares que uma cordilheira meso-oceânica aflora na superfície terrestre é na Islândia.
Quando as placas tectônicas em limites divergentes são afastadas entre si, o manto sólido, mais móvel, abaixo dorifte responde ao decréscimo da pressão e ascende para preencher o espaço vazio. O manto, devido a diminuição da pressão, funde espontaneamente, sem adição de calor.



Estágios iniciais de separação de placas também podem ser encontrados sobre os continentes. Esses locais são caracterizados por longos falhamentos normais (riftes), vulcanismo basáltico e terremotos rasos. O Grande Rifte Vale doleste da África, localizado entre a placa Africana e a subplaca da Somália, representa um estágio inicial da separação de placas dentro de um continente.
Limites Convergentes
Limites convergentes são zonas onde placas litosféricas colidem entre si. São áreas de processos geológicos complicados, incluindo atividade ígnea, metamorfismo, deformação crustal e construção de montanhas. Os processosespecíficos que são ativos ao longo de uma margem convergente depende do tipo de crosta envolvida na colisão das placas em convergência.
Há três maiores tipos de interação de placas convergentes: (1) convergência de duas placas oceânicas; (2) convergência de uma placa oceânica e uma placa continental; e (3) colisão de duas placas continentais.

(1) Se ambas as placas contém crosta oceânica, uma é...
tracking img