Empreendedorismo no mundo mobile

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Empreendedorismo no mundo mobile.
Módulo 1
Várias pesquisas e índices apontam o Brasil como um dos países onde mais se encontram empreendedores. Segundo avaliação do Banco Mundial, o país cria 316.000 novos negócios por ano, o que nos coloca em terceiro lugar no mundo. Perdemos apenas para Estados Unidos e Reino Unido. É importante ressaltar que a China não entra na pesquisa por falta de dadosconfiáveis.
Não vamos discutir aqui os motivos sócio-econômicos deste fenômeno, ou o percentual de empresas e negócios criados que realmente passam dos cinco anos de vida. Porém, a informação, por si só já é de extrema relevância. E neste artigo vou falar deste ponto somado a outro fato. No mundo da tecnologia e, mais especificamente no mercado mobile, nunca foi tão fácil começar seu próprionegócio.
Para abrir uma empresa temos vários passos, desde encontrar nossos sócios, definir um bussines plan, até alguns mais jurídicos, como toda a documentação necessária. Mas acredito que o principal ponto, principalmente para jovens empreendedores, seja a questão financeira. Como arrumar dinheiro para investir na marca, na divulgação, na logística e na estrutura física?
Pois, para nósdesenvolvedores mobile, a grande questão financeira foi abolida. Primeiro, a estrutura física pode ser nosso quarto ou a sala de estar. Não é necessário ter um escritório formal. Basta ter nossa workstation. Porém, na maioria dos casos podemos precisar de um design. Tudo bem, todos nós conhecemos algum amigo ou colega de trabalho que pode ser nosso sócio e supre perfeitamente esta lacuna quase certa dedesenvolvedores.
Mas como vamos divulgar nosso trabalho no mundo inteiro? Uma grande ideia dos novos sistemas operacionais para mobile foi criar um ecossistema de aplicativo, incluindo um ambiente unificado de divulgação que gira em torno de suas lojas virtuais. Hoje, se vamos programar para BlackBerry, Windows Phone, Android ou iOS, em todos os casos temos uma “lojinha” disponível para alavancarmosnosso negócio. Basta ter uma boa ideia em mente e o caminho já está começando a ser construído.
Outra questão seria o custo de produção. Isto também tende a ser zero dependendo do seu produto em mente. A não ser que envolva a criação de algum hardware e a consequente aquisição de circuitos digitais, engenheiro eletrônico, etc, seu único custo será o tempo dispensado. Por exemplo, digamos que paraseu produto estar pronto, necessite de 200 horas de trabalho. É possível tirar 2,5 horas nos dias de semana e 8 horas por final de semana. Neste cálculo, seriam necessárias cerca de 10 semanas, ou seja, aproximadamente 2 meses e meio para seu produto estar pronto, sem custo real nenhum.
Além disso, se a sua empresa que está sendo concebida necessitar de reuniões de negócio entre os futurossócios, nada impede que este encontro formal seja feito em uma lanchonete. Ou no aquecimento e entre os intervalos dos exercícios físicos da academia. Ou ainda, antes daquela famosa pelada disputada em uma noite da semana. No final do jogo, em vez de ficar discutindo os jogos da rodada do final de semana do campeonato brasileiro, podemos discutir sobre os negócios. Ou seja, com a mobilidade ecriatividade, não temos mais barreiras físicas.
A quebra de barreiras geográficas é outro ponto interessante. Passou o tempo onde o home working era visto com certo pre-conceito. Além disso, soma-se o fato de que, para que uma empresa seja madura o suficiente para passar da fase embrionária e conquistar mercado é de suma importância a confiança total entre os sócios. Todos devem querem, e muito, ver osucesso do negócio que estão criando. Desta maneira, é perfeitamente possível ter uma empresa diluída no Brasil inteira, conectada por mensageiros eletrônicos e reuniões pré-agendadas através de qualquer ferramenta no estilo Skype.
Temos também um outro passo importante na criação de uma empresa: a pesquisa de mercado. Aqui podemos ter algum gasto. Porque além da vasta pesquisa e questionários que...
tracking img