Empreendedoismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa de forma breve, clara e concisa falar do sistema tendo em conta a sua definição, como ela se processa, que benefícios traz para a sociedade, bem como, para a organização com esse processamento, como ela esta dividida, qual a sua relação com o meio ambiente, qual o seu papel na organização, as suas características, como ela esta representa, entre outrostópicos que serão por nós apresentados.
O sistema surge para de um modo ajudar as organizações assim como a sociedade a saber lidar com os vários factores que existem no meio ambiente .



1. SISTEMA

Segundo Chiavenato (2007:39) Sistema é um conjunto de elementos dinamicamente inter-relacionados que desenvolvem uma actividade ou função para atingir um ou mais objetivos.

O sistemafunciona como um todo integrado e organizado de modo lógico.
Para funcionar, o sistema apresenta os seguintes parâmetros:

• ENTRADAS (inputs): para que um sistema opere necessita de insumos, esses insumos são obtidos ou importados do ambiente externo, podendo os mesmos entrar na forma de recursos, energia ou informação.

• OPERAÇÃO OU PROCESSAMENTO: todo sistema processa ou converte suas entradaspor meio dos seus subsistemas cada tipo de entrada (sejam recursos materiais, como maquinas e equipamentos, recursos financeiros como dinheiro, e investimentos) e processado por subsistemas específicos, ou seja, especializados no seu processamento.

• SAIDAS OU RESULTADOS (output): todo o sistema coloca no ambiente externo as saídas ou os resultados de suas operações ou processamento. Asentradas são devidamente processadas e convertidas em resultados, e em seguida são exportadas de novo ao ambiente, decorrentes da operação ou processamento realizados pelos diversos subsistemas em conjunto.

• RETROAÇÃO ( Feedback ):é a reentrada ou retorno no sistema de parte de suas saídas ou resultados,que passam a influenciar o seu funcionamento para alcançar o equilíbrio entre entradas e saídas.A retroação é basicamente um mecanismo sensor que permite ao sistema orientar-se em relação ao ambiente externo e verificar os desvios a serem corrigidos, a fim de alcançar o seu objectivo.

Existem dois tipos de retroação nomeadamente:
• RETROAÇÃO POSITIVA; actua com o objetivo de estimular a entrada no sistema para utilizar ou incrementar as suas operações e em consequência, produzir maissaídas resultados.

• RETROAÇÃO NEGATIVA; se na acção o sistema foi mais suficiente, a retroação negativa actua com finalidade de inibir ou restringir a entrada de insumos para reduzir suas operações e,em conseqüências ,produzir menos saídas.
Com a retroação positiva ou negativa, o sistema alcança o equilíbrio e estabilidade no seu funcionamento .Esse equilíbrio e dinâmico e chama sehomeostosia no sistema vivo.

HOMEOSTOSIA - é o estado estável do organismo;
É um mecanismo de auto-regulação que mantêm a estabilidade do organismo em face das mudanças ambientais.

2. FUNÇÕES DOS SISTEMAS SOCIAIS E ORGANIZACIONAIS

Segundo Maximiano(1987), a sobrevivência dos sistemas organizacionais depende de quatro funções, que se podem abreviar numa expressão(LIGA) a saber:
• Latência – aforma como o sistema se sustenta e se reproduz continuamente e transmite os valores e padroes culturais que constituem;
• Integração – e a função que assegura coerencia e coordenação entre os indivíduos e grupos que compõem o sistema entre as partes diferenciadas;
• Gerar e atingir objectivos – e a forma que assegura o estabelecimento de metas, objectivos e a implementação de meios visandoatingi-los;
• Adaptação – da-se quando a organização ou sistema social busca recursos para sua sobrevivência.

3. TIPOS DE SISTEMAS
Quanto ao grau de abertura os sistemas podem ser fechados ou aberto, dependendo de duas circunstancias;

1º - PERMEABILIDADE
Refere-se a abertura das suas fronteiras ou seus limites em relação ao ambiente que o cerca .Quanto maior permeabilidade, maior o...
tracking img