Empowermnent

3104 palavras 13 páginas
1. Introdução

Empowerment, ou também chamada de Delegação de Autoridade, é uma abordagem a projetos de trabalhos que se baseiam nas delegações de poderes de decisões, autonomia e na participação de funcionários na administração das empresas. Analisa-se o desenvolvimento, ou o grau de maturidade, do empowerment na organização avaliando o estagio evolutivo em que se encontram as áreas de gestão, as configurações organizacionais, as estratégias competitivas, a gestão de recursos humanos e a qualidade.
Uma das grandes tendências atuais em termos de ferramentas de gestão organizacional vem sendo a prática do empowerment, ou seja, o fortalecimento do poder decisório dos indivíduos da empresa, ou criação de poder decisório para os indivíduos. Pode-se afirmar que nos dias atuais as ferramentas de gestão organizacional consideram, quando do estabelecimento de processos de mudança organizacional, que o indivíduo merece tratamento especial. Afinal, toda e qualquer mudança trará reflexos profundos na capacidade produtiva das pessoas.
Evidentemente, que os reflexos das mudanças apontam para sentimentos de incerteza, intranqüilidade, medos e frustrações, que acabam retomando em resistência natural a qualquer possibilidade de alteração no status, ou, em outras palavras, ponto de conforto de cada pessoa, cada colaborador. Por conta disso presume-se que o cuidado extremo com as pessoas da organização deve ser refletido no seu dia-a-dia, sem maiores surpresas, sem impactos, sem novidades.
Presume-se também que o potencial criativo, aliado ao capital intelectual dos indivíduos, constitui uma das grandes forças das empresas na busca por melhores oportunidades de mercado. Assim, torna-se bastante claro que as organizações dependem de seu corpo social, tornando-se necessário que elas desenvolvam ferramentas apropriadas para um modelo de gestão focado no poder para pessoas, ou seja, focadas no empowerment.
Desta forma, o termo empowerment recebe a ilustração de modelo

Relacionados