Empirismo e pragmatismmo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Empirismo
Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das idéias, discordando, portanto, da noção de idéias inatas.
Características:
·Conhecimento cientifico:
Para o Empirismo, a Experiência é a base do conhecimento científico, ou seja, adquire-se a Sabedoria através da percepção do Mundo externo, ou então do exame da actividade da nossamente, que abstrai a Realidade que nos é exterior e as modifica internamente. Daí ser o Empirismo de caráter individualista, pois tal conhecimento varia da percepção, que é diferente de um indivíduo parao outro.
· Origem das ideias:
O Empirismo diz que a origem das Ideias é o processo de abstração que se inicia com a percepção que temos das coisas através dos nossos sentidos. Daí diferencia-se oEmpirismo: não preocupado com a coisa em si, estritamente objetivista; nem tão pouco com a ideia que fazemos da coisa atribuída pela Razão, como ensina o Racionalismo; mas puramente como percebemos estacoisa, ou melhor, dizendo como esta coisa chega até nós através dos sentidos.
· Concepção de razão: 
O Empirismo apesar de não possuir pensamento contraditório entende de forma bem diferente: dizque a Razão é dependente da experiência sensível, logo não vê dualidade entre espírito e extensão (como no Racionalismo), de tal forma que ambos são extremidades de um mesmo objeto.
Pragmatismo
Doinglês pragmatism, o pragmatismo é a atitude predominantemente pragmática (que busca a eficácia e a utilidade). Por exemplo: “Deixemos de lado o idealismo e concentremo-nos antes no pragmatismo: quantoé que precisamos de investir para modernizar a fábrica de modo a produzir o dobro?”, “O pragmatismo é a base do nosso movimento político, estamos saturados das discussões estéreis e queremos resolveros problemas quotidianos das pessoas”.
O pragmatismo, por outro lado, é uma corrente filosófica que surgiu em finais do século XIX nos Estados Unidos. William James e Charles S. Peirce foram os...
tracking img