Livros contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LIVRO RAZÃO

Consiste no agrupamento de valores em contas de mesma natureza e de forma racional. Em outras palavras, o registro no Razão é realizado em contas individualizadas; assim, teremos umcontrole por conta.

A principio, o Razão só existia em forma de Livros, onde, para cada página, se atribuía o titulo de uma conta. Tínhamos, então, uma pagina para o Caixa, outra para Bancos-ContaMovimento, outra para Duplicatas a Receber, outra para Estoque e assim sucessivamente. Com o passar do tempo, as folhas avulsas foram substituindo ás paginas do livro. Hoje, é muito comum as fichasRazão, dado ao aspecto prático exigido pela Contabilidade mecanizada. Para cada conta, deverá haver pelo menos uma ficha Razão.

O Razão, portanto, engloba as Contas Patrimoniais ( as Contas de Balanço –também conhecidas como contas integrais ) e as Contas de Resultado ( as Contas de Receitas e Despesas – também conhecidas como contas diferenciais).

Por muito tempo o Livro Razão foi facultativo.Hoje é obrigatório em todas as empresas tributadas pelo Lucro Real. É um instrumento valioso para medir o desempenho da empresa.

O Livro Razão é obrigatório pela legislação comercial e tem afinalidade de demonstrar a movimentação analítica das contas escrituradas no Diário e constante do Balanço.

É um Livro que registra todos os fatos, só que dando ênfase ás contas que compõem o patrimônio.É através do Livro Razão que permite ter conhecimento sobre a movimentação de débito e crédito de cada elemento que compõe o patrimônio da empresa.

Tornou-se obrigatória, para as pessoas jurídicastributadas com base no Lucro Real, a escrituração e a manutenção do Livro Razão ou fichas utilizadas para resumir e totalizar os lançamentos efetuados no Diário. A escrituração deverá serindividualizada, obedecendo-se a ordem cronológica das operações.
O Livro Razão ou as respectivas fichas estão dispensadas de registro ou autenticação em qualquer órgão. Entretanto, na escrituração deverão...
tracking img