Emile durkeim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
David Émile Durkem 2
Os tipos de solidariedade social 3
Fatos sociais 5
Instituição social e Anomia. 6
O suicídio 7
Indivíduo e sociedade 8
Os três Tipos de suicídio 8
O egoísta 8
Altruísta 9
Anomia 9
As Formas Elementares da Vida Religiosa 10
As Representações Religiosas: 11
O pensamento de Durkheim 12


David Émile Durkem
Émile Durkem nasceu na França, dia 15 de abrilde 1858. Faleceu em Paris, em 15 de novembro de 1917 É considerado, junto com Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna.
Durkheim era descendente de uma família de rabinos. Porém, não seguiu o caminho da família, optando por uma vida mudana e iniciou seus estudos filosóficos na Escola Normal Superior de Paris, foi um opositor da educação religiosa e defendia o método científico comoforma de desenvolvimento do conhecimento. Em boa parte dos seus trabalhos, procurou demonstrar que os fenômenos religiosos tinham origem em acontecimentos sociais.
Aos 21 anos de idade, Durkheim foi estudar na Escola Normal Superior (École Normale Supérieure) e passou a dedicar-se ao mundo intelectual. Formou-se em Filosofia, no ano de 1882. Cinco anos após sua formatura, foi trabalhar naUniversidade de Burdeos como professor de pedagogia e ciência social. Neste período, começaram seus estudos sobre sociologia.
Émile Durkheim foi um dos responsáveis por colocar a Sociologia em pauta nas escolas e universidades. Suas pesquisas sobre educação, religião, criminalidade e morte contribuíram para que a disciplina fosse elevada à ciência social. Sua preocupação foi definir o método e asaplicações desta nova ciência. Ele formulou com clareza o tipo de acontecimento sobre os quais o sociólogo deveria conhecer: os fatos sociais que deveriam ser o objeto da Sociologia.
Procurando garantir à Sociologia um método tão eficiente quanto o desenvolvido pelas ciências naturais, Durkheim aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como coisas, exteriores, deveriam ser medidas, observados ecomparados independentemente do que os indivíduos pensassem ou declarassem a seu respeito. Estas formulações seriam apenas opiniões, juízos de valor individuais que podem servir de indicadores dos fatos sociais, mas mascaram as leis de organização social, cuja racionalidade só é acessível ao cientista.
Para Durkheim, a Sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade como encontrarremédios para a vida social. A sociedade, como todo organismo, apresentaria estados normais e patológicos, isto é, saudáveis e doentios.
Émile Durkheim é um daqueles pensadores que aprendemos ser um dos pais da sociologia. Foi um dos primeiros a utilizar métodos científicos para testar suas hipóteses.

Diferente de Max Weber que focava exclusivamente nos motivos individuais que alçariamcomportamentos sociais, Durkheim começa ao contrário: enxerga que o comportamento social é maior do que a soma das suas partes. Um pensamento deveras avançado para alguém nascido em 1858.

Como Durkheim dividia a Sociologia?

Durkheim acreditva que a sociologia deveria ter um objeto principal de estudos, assim, não seria confundida com outras ciências positivas como a Biologia ou a Psicologia. Eletambém dividiu a Sociologia em três áreas principais:
- Sociologia Geral: estuda as causas dos fatos sociais.
- Morfologia Social: estudo da base geográfica dos povos em suas relações com a organização social. Estuda também a população, seu volume, densidade e distribuição geográfica.
- Fisiologia Social da Área da Sociologia
Religião. Moral e jurídica
O que estuda:Dogmas, crenças e mitos, Moral e costumes, Autoridade de códigos e leis
Econômica:
Estuda: Instituições relativas à produção de riquezas
Linguística:
Estuda: Marcas da sociedade
Estética
Estuda: Formas de trabalhos artísticos (poemas, esculturas, quadros, etc.)

A divisão do trabalho social

Consciência coletiva
Ao se aprofundar sobre o estudo da sociedade industrial do século XIX,...
tracking img