Emile durkeim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Contribuição para educação - Emile Durkheim
Postado por Raphael Viper | Marcadores: Educação, História, Raphael

Para Durkheim, o objeto da sociologia é o fato social, e a educação é consideradacomo o fato
social, isto é, se impõe, coercitivamente, como uma norma jurídica ou como uma lei. Desta maneira a ação educativa permitirá uma maior integração do indivíduo e também permitirá uma forteidentificação com o sistema social.

Durkheim não desenvolveu métodos pedagógicos, mas suas idéias ajudaram a compreender o significado social do trabalho do professor, tirando a educação escolarda perspectiva individualista, sempre limitada pelo psicologismo idealista – influenciado pelas escolas filosóficas alemãs de Kant (1724-1804) e Hegel (1770-1831). Segundo Durkheim, o papel da açãoeducativa é formar um cidadão que tomará parte do espaço público, não somente o desenvolvimento individual do aluno.


Segundo ele se a educação for desligada das causas históricas, ela se tornaráapenas exercício da vontade e do desenvolvimento individual, o que para ele era incompreensível: “Como é que o indivíduo pode pretender reconstruir, por meio do único esforço da sua reflexão privada, oque não
é obra do pensamento individual?”

E ele mesmo respondeu: “O indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens eas condições de que depende. E não poderá sabê-lo sem ir à escola, começando por observar a matéria bruta que está lá representada”.

Autoridade do professor Durkheim sugeria que a ação educativafuncionasse de forma normativa. A criança estaria pronta para assimilar conhecimentos – e o professor bem preparado, dominando as
circunstâncias. “A criança deve exercitar-se a reconhecer [aautoridade] na palavra do educador
e a submeter-se ao seu ascendente; é por meio dessa condição que saberá, mais tarde, encontrá-
la na sua consciência e aí se conformar a ela”, propôs ele. Para ele, a...
tracking img