Teologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEOLOGIA LATINO-AMERICANA – PRINCIPAIS ASPECTOS
I – O SURGIMENTO DA TEOLOGIA LATINO-AMERICANA Aspectos do contexto socioeconômico e político (décadas de 1950 a 70) 1. O conflito ideológico do pós-guerra: a guerra fria. 2. A disputa entre capitalismo e socialismo 3. A revolução socialista cubana: 1959. 4. Os processos de industrialização e de urbanização na América Latina. 5. O crescimento dapobreza e da desigualdade social no Continente. 6. A crítica ao modelo desenvolvimentista e a constituição da teoria da dependência. 7. As lutas políticas de libertação social e de contestação ao regime (1960-1970). Os movimentos estudantis e sindicais. 8. Os golpes militares: Brasil (1964), Uruguai (1973), Chile (1973), Argentina (1976). 9. Movimentos negros, feministas e contra-culturais. Aspectosdo contexto eclesial (décadas de 1950 a 70) A – No mundo evangélico 1. O fortalecimento do movimento ecumênico internacional. 2. A temática da responsabilidade social da Igreja. 3. O ecumenismo na América Latina: ISAL (Igreja e Sociedade na América Latina). A Revista Cristianismo y Sociedad. 4. A Confederação Evangélica Brasileira (CEB). 5. A Conferência do Nordeste (Recife-PE, 1962) com o tema:“Cristo e o processo revolucionário brasileiro”. 6. Os movimentos de juventude (1950-1960) e a busca de uma fé inculturada. 7. O papel do teólogo Richard Shaull (1919–2002). B – No mundo católico-romano 1. Os movimentos bíblicos e de renovação litúrgica desde os anos de 1950. 2. O Concílio Vaticano II (1962-1965) que, entre outros aspectos, possibilitou abertura da Igreja para a sociedade e para oecumenismo. 3. As propostas pastorais politizadas das ações católicas: as articulações da juventude universitária, estudantil e operária (JUC, JEC, JOC). 4. A formação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). 5. A Conferência Episcopal Latino-Americana de Medellín (Colômbia) (1968). 6. A opção preferencial pelos pobres como ênfase pastoral. 7. O desenvolvimento das pastorais especializadas (daTerra, Operária e outras).

II – O MÉTODO TEOLÓGICO LATINO-AMERICANO. A novidade metodológica e de conteúdos da pastoral, o apelo de articulação entre teoria e prática, a experiência de leitura da Bíblia por grupos populares, e uma sensibilidade especial pela realidade desumana e opressiva vivida pelas populações empobrecidas geraram, na América Latina, entusiasmo e novas perspectivas eclesiais esociopolíticas a partir da década de 1960. A “nova forma de ser Igreja” relacionada à Teologia da Libertação está vinculada às possibilidades de transformação social e política e possui como uma das referências centrais a busca por uma sociedade igualitária, participativa e firmada nos princípios bíblicos da justiça social. Tal proposta representa, desde os primórdios, uma contraposição ao modeloeconômico capitalista, devido ao seu caráter excludente e concentrador de riquezas para grupos minoritários. Nesse contexto, a Teologia da Libertação – de Gustavo Gutierrez, dos irmãos Leonardo e Clodovis Boff, José Comblin, José Miguez-Bonino, Julio de Santa Ana, Elza Tamez e tantos outros – como elaboração teórica que articula “a fé e a vida”, procura: • • • compreender a realidade por meio deinstrumentais científicos (“mediações socioanalíticas” = “ver”), julgá-la mediante a tradição bíblica, com destaque para o aspecto profético (“mediações hermenêuticas” = “julgar”), e indicar uma nova inserção prática dos cristãos (“mediações práticas” = “agir”).

Jung Mo Sung, em relação ao surgimento da Teologia da Libertação, entre diferentes análises, apresenta pelo menos cinco pontos paracaracterizá-la: 1. A práxis de libertação dos pobres e o compromisso evangélico de outros setores sociais com eles. A consciência dessa práxis gera uma nova linguagem religiosa e teológica, fruto da relação dialética entre práxis e teoria presente na metodologia desse novo pensar teológico. 2. A necessidade de análise científica da realidade social com o recurso da teoria da dependência e,...
tracking img