Emile durkeim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
• Émile Durkheim
Em uma de suas obras fundamentais, As regras do método sociológico, publicada em 1895, Durkheim definiu com clareza o objeto da sociologia – os fatos sociais.
De acordo comas idéias defendidas nesse trabalho, para o autor, o fato social é experimentado pelo indivíduo como a realidade independente e preexistente. Assim, são três as características básicas que distinguemos fatos sociais. A primeira delas é a “coerção social”, ou seja, a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformarem-se ás regras da sociedade em que vivem, independentemente dasua vontade e escolha. Essa força se manifesta quando o individuo desenvolve ou adquire um idioma, quando é criado e se submete a um determinado tipo de formação familiar ou quando está subordinado acerto código de leis ou regras morais. Nessas circunstâncias, o ser humano experimenta a força da sociedade sobre si.
A segunda característica dos fatos sociais é que eles existem e atuam sobreos indivíduos independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, sendo, assim, “exteriores aos indivíduos”. Ao nascermos já encontramos regras sociais, costumes e leis que somos coagidos aaceitar por meio de mecanismos de coerção social, como a educação. Não nos é dada a possibilidade de opinar ou escolher, sendo assim independentes de nós, de nossos desejos e vontades. Por isso, osfatos sociais são ao mesmo tempo “coercitivos” e dotados de existência exterior ás consciências individuais.
A terceira característica dos fatos sociais apontada por Durkheim é a “generalidade”. Ésocial todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles, que ocorre em distintas sociedades, em um determinado momento ou ao longo do tempo. Por essageneralidade, os acontecimentos manifestam sua natureza coletiva, sejam eles os costumes, os sentimentos comuns ao grupo, as crenças ou os valores. Formas de habitação, sistemas de comunicação e a moral...
tracking img