Embriologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Assuntos que abrangem o assunto : Inicio da vida , reprodução, morte e morrer.


Início da vida humana e da personalidade jurídica

1. Origem da Vida
             Nascer, crescer, reproduzir, e morrer: ciclo da vida. Toda célula ou organismo provém de outra célula ou organismo preexistente, daí a pergunta crucial: qual é a origem da célula primordial? Ou seja, qual a origem da vida? Aolongo da história foram desenvolvidas algumas teorias que buscam explicar essa origem.
            Dentre as principais postulações temos a Teoria Criacionista (a vida teria sido criada na Terra por um Deus), a Teoria da Panspermia (a vida teria surgido na Terra proveniente de outro planeta), a Teoria Abiogênica ou da Geração Espontânea (a vida surgiria espontaneamente e continuamente da matériainanimada) e a Teoria da Auto-Organização (a vida teria surgido a partir da auto-organização de compostos orgânicos simples em macromoléculas que originaria as protocélulas primordiais, todos esses processos teriam ocorrido sob condições extremamente especiais), tal teoria é a mais aceita atualmente no meio científico. Entretanto, não há um consenso de como se deu esses passos iniciais ocorridos emcondições especiais, sendo, ainda hoje, palco de debates .
[pic]
2. Reprodução
            Existem dois tipos básicos de reprodução: a sexuada (com envolvimento de gametas ) e a assexuada (sem envolvimento de gametas). Na reprodução sexuada o gameta masculino une-se ao gameta feminino dando origem a uma nova célula: ovo ou zigoto, a qual irá originar um novo ser vivo com característicasdiferentes das que seus pais possuíam, pois será composto da união do material genético de ambos.
            Todavia, a reprodução sexuada não é universal e imprescindível à sobrevivência das espécies: organismos unicelulares se reproduzem por simples divisão; várias plantas se propagam vegetativamente; no reino animal, a hidra se reproduz por brotamento; vermes marinhos se dividem em metades de doisorganismos que conseguem recuperar as partes que estão faltando; espécies de lagartos que consistem apenas de fêmeas, reproduzem-se sem acasalamento.
  A reprodução nas suas mais diferentes facetas é a responsável pela propagação e perpetuação da vida no planeta Terra.
[pic]
3. Reprodução Humana
            O espermatozóide é o gameta masculino e o ovócito (óvulo) é o gameta feminino. Após arelação sexual, sem uso de qualquer meio contraceptivo, de pessoas reprodutivamente saudáveis haverá o encontro desses gametas com posterior fusão de ambos (fertilização) em uma única célula. Atualmente, devido ao surgimento e evolução da medicina reprodutiva, a fertilização pode ocorrer fora do corpo da mulher. Após a fertilização a célula formada será o embrião que irá se fixar no útero materno,através de um processo que é denominado de implantação.
[pic]
4. Início da Vida Humana
            A morte do ser humano é definida a partir da parada de funcionamento do cérebro, morte cerebral, conceito esse evoluído através dos tempos para permitir a doação de órgãos. Analogicamente muitos pesquisadores então questionam se o início da vida humana também não devesse seguir o mesmo critério:início da atividade cerebral . Ou seja, por motivação essencialmente utilitária, foi dado o conceito de morte e definido o seu estado temporal, sendo, portanto, indispensável que se altere o conceito do início da vida humana, ou melhor, que se defina tal momento temporal de acordo com os anseios e necessidades da sociedade, como o foi no conceito de morte.
            As pesquisas médicas têm-seutilizados de diferentes conceitos científicos para definir o início da vida humana com o objetivo de se utilizar células embrionárias para fins terapêuticos, sem que se firam preceitos éticos, filosóficos e religiosos da sociedade.
            Em alguns países há a adoção do termo blastocisto (células entre o quarto e quinto dia após a fecundação, mas antes da implantação no útero, que ocorre no...
tracking img