Adesigualdade no mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A desigualdade no mundo
No Brasil, um dos assuntos recorrentes quando se fala do pais é a sua desigualdade. Temos áreas que se igualam ao chamado Primeiro Mundo e,outras, que estão ao nível de países africanos extremamente pobres.

Economistas, políticos, sociólogos, enfim, estudiosos de todos os quilates buscam não só explicaçãopara a existência dessa desigualdade, mas querem, também, achar soluções para ela, melhorando as áreas onde existem bolsões de pobreza.

Se no Brasil é assim, como éno mundo? Se olhado de forma global, a situação é bem pior que aqui. Um estudo feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) divulgada na terça-feira e que não ganhoudestaque na mídia brasileira nos dá bem uma visão de como é a situação do mundo.

De acordo com o estudo, apenas 2% dos adultos existentes no mundo detêm 50% de todaa riqueza mundial. E as pessoas que detém este poder estão, praticamente em sua totalidade, nos Estados Unidos, na Europa e em alguns paises asiáticos, como o Japão eCoréia do Sul.

De outro lado, 50% da população mundial tem apenas 1% da riqueza global. A desigualdade é tanta que o diretor do organismo da ONU responsável pelapesquisa fez uma analogia: Se a
população do mundo fosse reduzida a 10 pessoas, uma delas teria 99% de toda a riqueza mundial.

Para se ter uma idéia, de uma populaçãoque beira os seis bilhões de pessoas, apenas 37 milhões de pessoas tem mais de um milhão de dólares. E, deles, pelo menos 50% vivem nos Estados Unidos e Europa.

Osnúmeros provam que, se o Brasil é desigual, o mundo é muito mais. Não que isso nos exima de melhorar. Não exime. Mas em termos globais não estamos tão mal assim.
tracking img