Embrilogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Anomalias causadas por fatores infecciosos

Ao longo da gestação, a mulher está exposta a vários tipos de vírus e bactérias que podem afetar o embrião e o feto. Estes microorganismospodem cruzar a membrana placentária e infectam o feto através da corrente sanguínea. Dentre as infecções mais comuns estão:
• A rubéola é causada por um vírus, que atravessa a membrana placentária einfecta o embrião, podendo causar catarata, defeitos cardíacos, surdez, glaucoma, deficiência mental. O tratamento é a prevenção, ressaltando que quanto mais no início da gravidez ocorrer a infecção damãe, maior o risco de o embrião ser malformado.
• O Citomegalovírus, causado por um vírus, na maioria dos casos, quando afeta o embrião no primeiro trimestre, acontece o aborto espontâneo. Semanifestado tardiamente na criança, pode provocar retardo mental, surdez, calcificação cerebral, paralisia cerebral. É importante fazer a prevenção através de uso de preservativos, e evitar o compartilhamentode copos. Seu tratamento é feito com medicamentos.
• A sífilis, causada pelo microorganismo treponema Pallidum, cruza rapidamente a membrana placentária com 9 a 10 semanas de gestação, o feto podeser infectado em qualquer estágio da doença ou da gravidez. Podendo causar aborto, e caso chegue a nascer, se não foi tratada, a criança manifesta surdez congênita, dentes e ossos anormais, hidrocefaliae retardamento mental. Já as manifestações tardias da sífilis congênita não tratada são lesões destrutivas do palato e do septo nasal, anomalias dos dentes e face anormal. É uma DST, devendo serevitado com o uso de preservativo.
• Toxoplasmose, causada pelo parasita intracelular, o Toxoplasma gondii, podendo ser encontrado na corrente sanguínea, nos tecidos ou em células .Normalmente ainfecção materna é causada por ingestão de carne crua ou mal cozida (geralmente de porco)e por contato íntimo com animais doméstico infectados (usualmente gatos) ou com o solo. O parasita cruza...
tracking img