Objetivos do sistema jit-just in time

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Administração – UCB-EAD

Título do TCD: Objetivos do Sistema JIT- Just in Time
TCD: Objetivos do Sistema JIT- Just in Time
Disciplina: Administração de Material e Patrimônio


Tema:
Objetivos do Sistema JIT- Just in Time

Título:
Objetivos do Sistema JIT- Just in Time

Objetivo:

Atualmente, as grandes empresas são pressionadas pela urgência de aumentar aprodutividade.  Por essa razão, muitas delas resolveram adotar técnicas alternativas.
A técnica, meta ou filosofia de   Gestão Just in Time  tem merecido recentemente grande destaque em todo mundo, tendo em vista a grande necessidade de redução de custos à  área de produção.
Este trabalho tem como objetivo mostrar de uma forma bastante sucinta e precisa, que a filosofia pode ser traduzidaem: produção sem estoques, eliminação dos desperdícios, sistema de melhoria contínua do processo etc. Enfim, este sistema da cultura japonesa (berço do Just in Time  nos anos 70) é composto de práticas gerenciais que podem ser aplicadas em qualquer parte do mundo e em qualquer empresa, que tem por objetivo a melhoria contínua do processo produtivo. 

Justificativa:

O sistema JIT tem comoobjetivo fundamental a melhoria contínua do processo produtivo. A perseguição destes objetivos dá-se, através de um mecanismo de redução dos estoques, os quais tendem a camuflar problemas.
Os estoques têm sido utilizados para evitar descontinuidades do processo produtivo, diante de problemas de produção que podem ser classificados principalmente em três grandes grupos:
1- Problemas dequalidade: quando alguns estágios do processo de produção apresentam problemas de qualidade, gerando refugo de forma incerta, o estoque, colocado entre estágios e os posteriores, permite que estes últimos possam trabalhar continuamente, sem sofrer com as interrupções que ocorrem em estágios anteriores. Dessa forma, o estoque gera independência entre os estágios do processo produtivo.
2-Problemas de quebra de máquina: quando uma máquina deixa de funcionar por problemas de manutenção, os estágios posteriores do processo que são "alimentados" por esta máquina teriam que parar, caso não houvesse estoque suficiente para que o fluxo de produção continuasse, até que a máquina fosse reparada e entrasse em produção novamente. Nesta situação o estoque também gera independência entre os estágiosdo processo produtivo.

3- Problemas de preparação de máquina: quando uma máquina processa operações em mais de um componente ou item, é necessário preparar a máquina a cada mudança de componente a ser processado. Esta preparação representa custos referentes ao período inoperante do equipamento, à mão de obra requerida na operação, entre outros. Quanto maiores estes custos, maiores tenderão aser o lote executado, para que estes custos sejam rateados por uma quantidade maior de peças, reduzindo por consequência, o custo por unidade produzida. Lotes grandes de produção geram estoques, pois a produção é executada antecipadamente à demanda, sendo consumida por esta em períodos subsequentes. 

Introdução:

O Just in Time (JIT) surgiu no Japão em meados da década de 70, sendosua ideia básica e seu desenvolvimento creditado à Toyota Motor Company, a qual buscava um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo atraso.
O sistema de "puxar" a produção a partir da demanda, produzindo somente os itens necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário,ficou conhecido no Ocidente como sistema Kanban. Este nome é dado aos cartões utilizados para autorizar a produção e a movimentação de itens, ao longo do processo produtivo. Contudo, o JIT é muito mais do que uma técnica ou um conjunto de técnicas de administração da produção, sendo considerado como uma completa "filosofia", a qual inclui aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade,...
tracking img