Embraer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A Embraer S.A. é uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo, é hoje a 3ª maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo. Com mais de 4.000 aviões produzidos (2009), voando em mais de  60 países e quase 17.000 funcionários (85% no Brasil) foi também, em 1999 e 2001, a maior exportadora brasileira e de 2002 a 2005 a segunda maior. Fundada em 19 de agosto de 1969 pelo Decreto-Lei770, como empresa de capital misto, foi privatizada em 1994 e hoje o fundo de pensão PREVI (Banco do Brasil) e a Companhia Bozano detêm hoje 21,8% das suas ações com direito a voto e são os seus maiores acionistas individuais.
Tendo em vista a importância desta empresa no cenário mundial, optamos por analisar sua estrutura com base nas teorias estudadas em aula e identificar o uso destas emsituações reais.

DESENVOLVIMENTO
Análise SWOT
Forças:
1) Alta Tecnologia:
Realidade virtual: O simulador de EMB-312, usado para treinar pilotos do avião Tucano, da EMBRAER, possui um novo sistema de visualização de realidade virtual.Desenvolvido pela Imagem em conjunto com a STC Sistemas e Tecnologias, o equipamento integra imagens de satélite de alta resolução e tecnologia GIS.
Materiais compostos: AEmbraer trabalha com material composto desde a década de 80, mas a utilização da tecnologia em superfícies primárias é recente, entre os modelos 145 e 170/190 o material composto está presente nas carenagens, portas e superfícies móveis (flaps, profundor, leme e aileron), pois pesa menos que o aço e isso representa um gasto menor de combustível, o que reduz custos de operação, além de ser ummaterial mais limpo, contribuindo para reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Nos jatos executivos Phenom 100 e Phenom 300,projetos mais novos, o percentual de utilização de material composto é da ordem de 20% e inclui partes estruturais maiores.
Dinâmica de fluidos: O projeto denominado “Inovação Tecnológica de Aplicações Avançadas de Mecânica dos Fluidos Computacional para Aeronaves de AltoDesempenho” da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) consiste na implementação de um software de CFD (Dinâmica dos Fluidos Computacional) para aplicação em futuros projetos de aeronaves da companhia.
Análises ergonômicas: são análises feitas para melhorar o padrão de conforto dos ocupantes das aeronaves, tanto passageiros como a tripulação.
2) principal fabricante de aeronaves de uso civil:Aviação Comercial
Atualmente, a Embraer tem mais de 56 clientes no mundo todo. Essa abrangência internacional reflete a qualidade de seus aviões e também o fato de que os jatos produzidos pela Embraer se estabelecem como ferramentas essenciais no desenvolvimento da aviação mundial. Cerca de 900 jatos regionais da família ERJ 145 entregues pela Embraer voam hoje em cinco continentes, operados pormais de 30 empresas aéreas. Eles já superaram a impressionante marca de 13 milhões de ciclos e 15 milhões de horas voadas. Os E-Jets, com capacidade de 70 a 120 assentos, têm uma função estratégica nas empresas de aviação, auxiliando-as a manter seu posicionamento competitivo

3) Foco em tecnologias com ganhos ambientais:
IPANEMA
O avião agrícola Ipanema é líder de mercado, com 40 anos de produçãocontínua e mais de 1.100 unidades comercializadas, representando cerca de 75% da frota nacional nesse segmento. O etanol é uma opção para o mercado da aviação agrícola nacional, reduz o impacto ambiental, os custos de operação e manutenção, e melhora o desempenho geral da aeronave, o que torna esse produto ainda mais atrativo para o mercado.
Biocombustivel: A cana-de-açúcar será usada para aprodução de combustíveis à aviação. A ação faz parte de um memorando, assinado pelas empresas; Azul, a Embraer; a General Eletric (GE), que fornece as turbinas de aeronaves para a Embraer; e a empresa americana Amyris Biotechnologies, que desenvolverá o bioquerosene.
A projeção atual indica que será mais barato do que o derivado do petróleo. No entanto, segundo as empresas, tudo dependerá do...
tracking img