Formas de governo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Formas de Governo

Monarquia
Monarquia é uma forma de governo no qual o seu governante permanece como chefe de Estado  de forma vitalícia, continuada, até sua morte ou abdicação. Este governante é conhecido como monarca. Na era contemporânea , principalmente depois do iluminismo, surgiram monarquias constitucionais, presentes no Reino Unido, Austrália, Suécia, entre outro países.

Namonarquia há o conceito de poder hereditário, o trono é passado de pai para filho ou demais descendentes. Há também monarquias eletivas como a do Vaticano, onde o Papa é eleito antes de empossar os poderes eclesiásticos e religiosos.
O termo monarca tem origem do grego “monarkhía” , e significa “líder e chefe”. Numamonarquia absoluta, o detentor do trono governa como autocrata, com poderes absolutospara promulgar leis, punir e impor decretos.
Na monarquia constitucional, o rei é mais uma figura que reina , mas não governa, obedecedor da Constituição de seu país. O povo é representado pelo parlamento. O monarca neste cenário de Estado serve como base de continuidade de Estado e representações em diversos tipos de cerimônias.

República
República Velha, República da Espada, presidência civil,Política dos governadores, 
café-com-leite, divisões, Aliança Liberal, coronelismo, Revolução de 30.

Marechal Deodoro da Fonseca: primeiro presidente do Brasil

O período que vai de 1889 a 1930 é conhecido como a República Velha. Este período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil firmou-se como um país exportadorde café, e a indústria deu um significativo salto. Na área social, várias revoltas e problemas sociais aconteceram nos quatro cantos do território brasileiro.
A República da Espada (1889 a 1894)
 Proclamação da República (Praça da Aclimação, atual Praça da República, Rio de Janeiro, 15/11/1889)
Em 15 de novembro de 1889, aconteceu a Proclamação da República, liderada pelo Marechal Deodoro daFonseca. Nos cinco anos iniciais, o Brasil foi governado por militares. Deodoro da Fonseca, tornou-se Chefe do Governo Provisório. Em 1891, renunciou e quem assumiu foi o vice-presidente Floriano Peixoto. 
O militar Floriano, em seu governo, intensificou a repressão aos que ainda davam apoio à monarquia.

A Constituição de 1891 ( Primeira Constituição Republicana)
Após o início da Repúblicahavia a necessidade da elaboração de uma nova Constituição, pois a antiga ainda seguia os ideais da monarquia. A constituição de 1891, garantiu alguns avanços políticos, embora apresentasse algumas limitações, pois representava os interesses das elites agrárias do pais. A nova constituição implantou o voto universal para os cidadãos ( mulheres, analfabetos, militares de baixa patente ficavam de fora). A constituição instituiu o presidencialismo e o voto aberto.
República das Oligarquias
O período que vai de 1894 a 1930 foi marcado pelo governo de presidentes civis, ligados ao setor agrário. Estes políticos saiam dos seguintes partidos: Partido Republicano Paulista (PRP) e Partido Republicano Mineiro (PRM). Estes dois partidos controlavam as eleições, mantendo-se no poder de maneiraalternada. Contavam com o apoio da elite agrária do país.
Dominando o poder, estes presidentes implementaram políticas que beneficiaram o setor agrário do país, principalmente, os fazendeiros de café do oeste paulista.
Surgiu neste período o tenentismo, que foi um movimento de caráter político-militar, liderado por tenentes, que faziam oposição ao governo oligárquico. Defendiam a moralidade política emudanças no sistema eleitoral (implantação do voto secreto) e transformações no ensino público do país. A Coluna Prestes e a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana foram dois exemplos do movimento tenentista.
Política do Café-com-Leite
A maioria dos presidentes desta época eram políticos de Minas Gerais e São Paulo. Estes dois estados eram os mais ricos da nação e, por isso, dominavam o cenário...
tracking img