Amd bulldozer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOVAS TECNOLOGIAS


TEMA:
AMD BULLDOZER


















AMD BULLDOZER


Os processadores dessa família tiveram o início de seu desenvolvimento em 2007, sendo lançado em 12 de outubro de 2011. Bulldozer é o codinome da arquitetura, não de um processador específico.

A arquitetura Bulldozer é completamente diferente da AMD64, porém herdou alguns dos recursosintroduzidos na sua arquitetura, como o controlador de memória integrado e o uso do barramento HyperTransport para comunicação entre o processador e o chipset.

Os processadores para desktops baseados na arquitetura Bulldozer possuem um novo padrão de pinagem chamado AM3+. Os processadores AM3+ podem ser encaixados apenas numa placa-mãe com soquete AM3+. Inicialmente a AMD pretendia manter acompatibilidade com o soquete AM3, permitindo encaixar os novos processadores tanto no soquete AM3+ quanto no AM3, mas por conta de uma redução significativa no desempenho dos novos processadores quando encaixados nos soquetes AM3, além do atraso no lançamento dos mesmos, a empresa optou por não haver mais a compatibilidade.

Os primeiros modelos de processadores AMD FX, a serem lançados foram:

• AMDFX-8130P e AMD FX-8110, ambos com oito núcleos de processamento;
• AMD FX-6110, modelo com seis núcleos;
• AMD FX-4110, uma versão com quatro núcleos.

Hoje temos:

Modelo FX-8150 FX-8120 FX-8100 FX-6200 FX-6120 FX-6100 FX-4170 FX-4130 FX-4100
Módulos 4 4 4 3 3 32 2 2
Núcleos 8 8 8 6 6 6 4 4 4

Fonte da figura: (http://pt.wikipedia.org/wiki/AMD_Bulldozer)



Eles são conhecidos pelo codinome Zambezi e apresentam um avanço de desempenho em tornode 50% com relação aos Phenom II 1100T.

Esses novos processadores suportam memórias DDR3 em dual-channel com frequência de até 1866 MHz.

A nova arquitetura conta ainda com a tecnologia AMD Turbo CORE 2.0, um equivalente da tecnologia Turbo Boost da Intel, que permitirá ao processador fazer overclock automático, aumentando a frequência dos núcleos, caso o usuário esteja rodando programaspesados e a dissipação térmica esteja dentro das especificações.



CONJUNTOS DE INSTRUÇÕES


Os núcleos Bulldozer suportam a maioria dos grupos de instruções implementados pela Intel, tais como:

• SSE4.1 e SSE4.2:

São conjuntos de instruções, que aumentam o desempenho de aplicações multimídia como imagem e processamento de vídeo. Os atuais processadores da AMD suportam um conjunto deinstruções proprietário chamado SSE4a.

• AES

Advanced Encryption Standard ou Padrão de Criptografia Avançada consiste em seis novas instruções para tratar especificamente com criptografia. A Intel chama este conjunto de instruções de AES-NI.

• AVX

Advanced Vector Extensions ou Extensões de Vetor Avançadas consiste em usar um único registrador grande para armazenamento de váriosdados menores e então processá-los de uma só vez. Contando com 12 novas instruções, o AVX aumenta o tamanho dos registradores XMM de 128 bits para 256 bits, o que melhora o desempenho.

• LWP

Light Weight Profiling ou Perfil Peso Leve. Este conjunto de instruções adicional tem seis novas instruções e permite monitorar o desempenho de programas, ele pode ser utilizado por desenvolvedores paraajustarem seus programas para obterem o maior desempenho possível.



NÚCLEOS


A AMD decidiu criar um módulo de dois núcleos que compartilham alguns recursos, como a unidade de entrada, a unidade de ponto flutuante e o cache de memória L2. Portanto, um processador com oito núcleos são embalados em quatro módulos Bulldozer, cada módulo contendo duas unidades de processamento.

Essa mudança...
tracking img