Fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Defina potenciais sublimiares e supralimiares, o que é lei do "tudo ou nada"? É possível desencadear-se um potencial de ação usando-se vários estímulos sublimiares? Justifique.

R :-sublimiares: estímulos incapazes de gerar PAs. Geram apenas pequenas respostas locais não-propagaveis.
- supralimiares: desencadeiam PAs que possuem a mesma amplitude dos potenciais gerados pelosestímulos limiares.
Princípio do tudo ou nada: a célula nervosa responde de forma máxima a estímulos limiares e supralimiares, e gera respostas locais não propagadas a estímulos sublimiares, ouseja, o aumento na intensidade de estimulação não aumenta nem a amplitude nem a velocidade de condução.
Sim. Pela somação temporal: quando dois ou mais estímulos sublimiares forem aplicados numintervalo menor que 1 MS, esses estímulos podem se somar e desencadear um PA. Ou pela somação espacial: quando dois ou mais estímulos sublimiares forem aplicados simultaneamente e bem próximos, eles podem sesomar e desencadear um PA.

2. Qual o efeito da mielinização quanto à velocidade e metabolismo na condução de potenciais de ação na fibra? Qual a dependência da velocidade de condução com odiâmetro das fibras? Qual o efeito dos anestésicos locais sobre a fibra nervosa?

R : A velocidade de condução é maior quanto maior for o diâmetro da fibra nervosa. Em neurônios mielinizados acondução é mais rápida que nos não-mielinizados. Basicamente, as fibras nervosas podem ser divididas em 3 grupos:
- tipo A: mielinizados com grande diâmetro – Condução mais rápida.
- tipo B:mielinizados com diâmetro pequeno – Baixa condução
- tipo C: amielinizados com diâmetros pequenos e discretos – Condução mais lenta.
Os anestésicos deprimem a transmissão de impulsos, ou seja, elesbloqueiam os canais de Na+ ( sódio ), inibindo assim a propagação do PA, bloqueando os impulsos nervosos no SNC.


3. Como os íons K+ e Na+, se distribuem de um lado e de outro da...
tracking img