Embalagem para biscoito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EMBALAGEM PARA BISCOITOS
Tamiris Goulart Raymann*
RESUMO
Devido ao descuido de fabricantes de embalagens e seus consumidores com o meio ambiente, este projeto apresenta uma maneira de alterar isto sem prejudicar as vendas e o produto para qual esta será utilizada. Utilizando materiais ecologicamente corretos, esta traz outros benefícios como tamanho e cuidado com o alimento a sercomercializado.
Palavras chaves: embalagem; meio ambiente; benefícios.
INTRODUÇÃO
Com base em pesquisas bibliográficas e de campo, este projeto tem como objetivo criar uma embalagem de papel cartão reciclado para público feminino (classe A), trazendo vários benefícios ao meio ambiente, ao consumidor, ao fabricante e ao vendedor. Tendo facilidade de produção; podendo ser reaproveitada sem agredir a natureza;desenvolvida em tamanho pequeno, facilitando assim, o manuseio e o armazenamento, e possuindo divisórias internas para que o produto a ser consumido não seja danificado.
DESENVOLVIMENTO
Os materiais a serem utilizados nesta embalagem são:
* Polietileno de Baixa Densidade (PEBD) – Embalagem Plástica:
O Polietileno (PE) é um dos materiais termoplásticos mais aplicado no mercado; este éobtido a partir do gás etileno ou como subproduto do processamento do petróleo. Como ele é derivado de um processo de polimerização em baixa ou em alta pressão, pode ser classificado de acordo com sua densidade, originando o Polietileno de Baixa Densidade (PEBD), uma das principais variações do polietileno.
-------------------------------------------------
Tendo como características aflexibilidade, a leveza, a conservação do produto, a transparência, a atoxidade, o baixo custo e a impermeabilidade; é utilizado na produção de filmes termo controláveis e, principalmente, na fabricação de embalagens de alimentos,
*21 anos de idade. Cursa 3° semestre do Curso Técnico de Design na Fundação Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha; Novo Hamburgo – RS.
fraldas, absorventes higiênicos e sacariaindustrial.
Após a embalagem plástica ser aberta para o consumo do produto, pode ser facilmente descartada em lixos de coletas seletivas, para que assim, seja reciclado (o que é facilitado por não ter impressões neste. Para estas embalagens existem três tipos de reciclagem:
Reciclagem Energética: o plástico é queimado liberando um calor muito forte (superior ao do carvão e próximo ao produzidopelo óleo combustível) que é aproveitado na forma de energia. Porém, esta prática resulta em emissão de CO2, agravando a emissão de dioxinas, que são compostos altamente tóxicos.
Reciclagem Química: neste processo o plástico sofre reações químicas, se transformando em outro tipo de plástico que poderá ser utilizado na indústria.
Reciclagem Mecânica: é a mais utilizada no Brasil, a mais barata emantém uma boa qualidade do produto. Consiste em moagem, derretimento, corte e granulação de resíduos plásticos (antes do início do processo as embalagens devem ser selecionadas em tipos iguais de materiais). Depois estes granulados poderão ser utilizados como matéria-prima para qualquer finalidade, nos quais são excluídos hospitalar e alimentar.
* Papel Reciclado (Rótulo) e Papel CartãoReciclado (Caixa):
Tanto o papel quanto o papel cartão reciclado são obtidos a partir de papel já utilizado; a diferença está na gramatura (rótulo de 180g/m2 e embalagem de 350g/m2) e resistência (quantidade de fibra aplicado e/ou camadas de folha). Este processo de fabricação pode ser por meio artesanal ou industrial.
O processo de reciclagem industrial inicia-se com a entrega das aparas (fardo depapel usado) na fábrica recicladora de papel. Passa pelo controle de qualidade e o que é classificado como útil vai para o estoque. Depois o lote mais antigo vai para as esteiras transportadoras, o hidrapulper mói o papel, juntamente com água industrial. Depois de desagregado, a bomba puxa a massa de papel que é direcionada ao processo de centrifugação para retirada de impurezas (com areia,...
tracking img