Forum agumentativo

1465 palavras 6 páginas
FA – FONTES DAS OBRIGAÇÕES
INTRODUÇÃO
Este tarefa tem como finalidade sopesar as nascentes das obrigações e a evolução do direito obrigacional no transcorrer dos tempos. De começo, será indagada a classificação e a definição de fontes das obrigações, distinguindo esta nomenclatura de outra classe de manancial, a fonte do direito.
Convém ressalvar, no entanto, que a apreciação das fontes das obrigações é de suma acuidade até para que, ao final, se possa compreender de forma mais clara o competente conceito de obrigação.
De modo introdutório, definir-se-á, resumidamente, a terminologia "obrigação" para que se possa atingir a importância do estudo de seu desenvolvimento nos últimos tempos.
Por derradeiro, este progresso do direito obrigacional será, então, avaliado mais pormenorizadamente, com o fito de se poder figurar este direito, que, enfim, diz respeito à vida de todos os seres humano.
Neste sentido o ilustre desembargador Ernani Vieira de Souza (in Obrigação. Enciclopédia Saraiva do Direito, volume 55, coordenação de R. Limongi França, São Paulo, Editora Saraiva, 1977, p. 264.) enfatiza:
“(...) é no campo do direito das obrigações que a atividade econômica do homem encontra seu principal ordenamento; daí a sua inegável e preponderante importância no mundo moderno, uma vez que os interesses humanos contrapostos são organizados e delimitados pelas regras que coordenam a relação obrigacional, tendo em mira o equilíbrio das relações entre o credor e o devedor.”

2. CONCEITUAÇÃO E IMPORTÂNCIA DAS FONTES DAS OBRIGAÇÕES
Podemos definir fonte de obrigação como a raiz, o nascedouro, ou ainda, formas de surgimento ou realização de uma obrigação. Obrigação, por sua vez, sucede do latim obligatio (onde ob dá um conceito de sujeição, e ligatio, a ciência de vínculo).
Desta forma, forçoso de faz, mesmo que de modo resumido, distinguir fonte do direito e fonte das obrigações. De acordo com o professor Álvaro Villaça Azevedo (Curso de direito civil: teoria geral das

Relacionados

  • atps leutura e produção de texto
    5707 palavras | 23 páginas