Oficina de biscuit

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bossa nova na sala de aula: o ritmo de "Chega de saudade"
Investigue com os alunos as batidas que mudaram a música brasileira e proponha exercícios rítmicos para que a turma se torne uma ‘orquestra’ cheia de bossa

Objetivos
- Apresentar elementos históricos e musicais do gênero bossa nova.
- Sugerir atividades musicais práticas com os alunos.

Conteúdos
- Definições históricas da bossanova. 
- Elementos musicais da bossa nova.

Tempo estimado
Duas aulas

Materiais necessários
Cópias da entrevista “Nós é que influenciamos o jazz” (Veja, ed. 2257, 22 de fevereiro de 2012) para todos os alunos; aparelho de som; lousa ou quadro-negro para anotações; gravações do gênero; duas latas de extrato de tomate (aquela com “serrinha” na lateral); dois palitos de churrasco; fitaadesiva; tesoura; areia ou outro material granulado fino; espaço em sala de aula (roda de cadeiras sem carteiras para promover uma participação mais efetiva dos alunos, se possível).

Introdução
A bossa nova é por vezes considerada o gênero musical brasileiro mais bem sucedido no mundo, dada a dimensão cultural e musical que adquiriu. Com o objetivo de levar a bossa nova à sala de aula no EnsinoMédio, este plano contém três atividades para que o estudo do gênero seja não só teórico / histórico, mas também musical: afinal, ao estudar a bossa nova, nada mais apropriado do que fazer música ao invés de simplesmente falar sobre música.

Desenvolvimento
1ª aula
A bossa nova está por toda parte – nas letras de Vinicius de Moraes, nas melodias de João Gilberto, nas complexas progressões harmônicasde Tom Jobim, nos teatros, restaurantes e casas de concerto do Brasil e do mundo e também na revista Veja desta semana. O entrevistado das páginas amarelas da edição é o músico Sergio Mendes, radicado nos Estados Unidos, que fala sobre a “sedução brasileira que o mundo inteiro reconhece”. Explorar o gênero musical em sala de aula é falar sobre algo de grande importância na nossa cultura. Vamoscomeçar pela história – que demanda também seu tempo de pesquisa aprofundada – e depois cair na bossa.
Atividade 1: falando em bossa nova...
Para a primeira atividade, procure ler as orientações para guiar os alunos em sala, mas não deixe de fazer uma pesquisa extra para procurar informações que você julgue interessantes para os alunos. Há várias páginas na internet com informações sobre o gênero,os compositores e as canções mais populares. Além disso, há centenas de gravações em sites como o Youtube em que você poderá encontrar as canções clássicas da bossa nova. Também na internet é possível encontrar tutoriais para baixar os vídeos e as canções para serem levadas à sala de aula. Lembre: uma boa aula de música deve ser ativa e com bom material musical disponível.
Nos anos 50, “bossa”era uma gíria carioca que queria dizer maneira, jeito, forma. Ter um modo diferente de resolver as coisas podia ser dito como ter “bossa”. A bossa nova, portanto, é um novo jeito de se fazer música brasileira, com letras simples, novos ritmos, diferentes harmonias. Como vamos ouvir na Atividade 2, a canção “Chega de saudade”, com a nova batida de violão de João Gilberto (que imitaremos na Atividade3), é tida como o marco zero do movimento, em 1958, e simboliza justamente a origem popular do gênero, uma vez que reunia compositores fora da “velha guarda” da época.
Desta forma, surgiu uma “bossa” nova de se fazer música brasileira, um pouco aproximada do jazz americano – com instrumentos musicais em comum –, mas com musicalidade tropical, traduzindo em complexas harmonias as poesias sobre a“bossa” brasileira de viver.
Em 1962 João Gilberto e Tom Jobim participam da noite da bossa nova no Carnegie Hall em Nova York, promovendo o gênero nos Estados Unidos. A ascensão do gênero, especialmente com João Gilberto, fez com que a música brasileira ficasse internacionalmente conhecida a partir de sucessos como “Garota de Ipanema”. Fundamental é compreender que a música dos grandes novos...
tracking img