Em Busca da Felicidade
Filosofia cap. 7










Introdução
Procuramos algo para dar sentido a nossa vida. Esse “algo” provavelmente é a felicidade. Mas será que ela existe? Existe um modo de viver feliz? Essa busca incessantepode ser achada em qualquer lugar desde coisas materiais, até sentimentos. Mas onde procura-la? A resposta está dentro de nós, aquilo que nos agrada, que nos faz sentir bem, alegres. É ali que começa essa busca.

















O quesignifica ser feliz?
É possível ser feliz? Em que consiste a felicidade? Os mais pessimistas acham a felicidade um sonho impossível. Para outros a felicidade estaria nos momentos de consumo, com o que o dinheiro pode nos proporcionar. Para issotantos esperam as férias, a aposentadoria ou mesmo o prêmio da loteria. A felicidade é vista pelo seu avesso: como a não dor, o não sofrimento, a não perda. De certo modo, representa a adequação das pessoas acomportamentos padronizados, ao que Nietzsche chamaria de “felicidade de rebanho”. Ao contrário dessa busca cega, a felicidade encontra-se mais no que o ser humano faz de si próprio e menos no que alcança com bens matérias e sucesso. Ou seja, apenas asposses não nos tornam felizes, porque a riqueza não é m bem em si, mas um meio de nos proporcionar outras coisas.
A “Experiência de ser”
A felicidade comporta um dado característico, o sentimento de satisfação. Por experiência, sabemos que não é umestado pleno, pois a vida feliz não prevê os contratempos, como a dor, o sofrimento, a tristeza, etc. Só a satisfação não é o suficiente para explicar a felicidade, pois ela implica na realização de desejos que várias vezes são conflitantes. Osdesejos não são compatíveis e uma decisão satisfaz um desejo, mas frustra o outro. Aí encontramos mais um componente da felicidade, a autonomia de decisão. Se não somos livres sofremos com influências externas e então temos uma padronização [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 12). Em busca da felicidade - filosofia (resumo). TrabalhosFeitos.com. Retirado 12, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Em-Busca-Da-Felicidade-Filosofia/559794.html

MLA

"Em busca da felicidade - filosofia (resumo)" TrabalhosFeitos.com. 12 2012. 2012. 12 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Em-Busca-Da-Felicidade-Filosofia/559794.html>.

MLA 7

"Em busca da felicidade - filosofia (resumo)." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 12 2012. Web. 12 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Em-Busca-Da-Felicidade-Filosofia/559794.html>.

CHICAGO

"Em busca da felicidade - filosofia (resumo)." TrabalhosFeitos.com. 12, 2012. Acessado 12, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Em-Busca-Da-Felicidade-Filosofia/559794.html.