Eltricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capacitores
Definições e suas Finalidades

O capacitor é um componente usado em quase topo tipo de dispositivo eletrônico. Ele permite armazenar cargas elétricas na forma de um Campo eletrostático e mantê-la durante certo período, mesmo que a alimentação elétrica seja cortada. Os capacitores são usados nas fontes de alimentação, nas placas mãe e em inúmeros outros componentes. A funçãomais comum é retificar e estabilizar a corrente elétrica, evitando que variações possam danificar qualquer dispositivo. É justamente por causa dos capacitores que nunca devemos tocar nos componentes internos da fonte de alimentação sem os cuidados adequados. Você pode levar um choque considerável mesmo que a fonte esteja desligada da tomada.

Funcionamento
O capacitor elétrico funciona combase no acúmulo de cargas em suas placas. Quando é aplicada uma voltagem em seus terminais uma placa atrai elétrons para a outra placa e uma parte da voltagem fica armazenada no capacitor. Um capacitor permite que transite livremente correntes alternadas de alta frequência, mas tem dificuldade para dar passagem às correntes de baixa frequência e é praticamente um isolante para corrente contínua.
Oscapacitores são usados em circuitos de ressonância em radiofrequência, são usados para passagem de sinais de áudio de uma etapa para outra e os capacitores eletrolíticos são empregados em fontes de alimentação em quase todos os aparelhos eletrônicos.

 

TIPOS DE CAPACITORES

CAPACITORES DE MICA

O capacitor de mica consiste de um conjunto de placasdielétricas de mica alternadas por folhas metálicas condutoras. O conjunto é então encapsulado em um molde de resina fenólica. São fabricados alternando-se películas de mica (silicato de alumínio) com folhas de alumínio. Os capacitores comuns de mica e de mica prateada são utilizados em circuitos de precisão e circuitos de alta frequência. As características da mica como dielétrico faz deste materialideal para a elaboração de capacitores de precisão e que ainda possam operar com frequências muito altas. Assim, encontramos estes capacitores em instrumentos de RF, transmissores, e muitos outros circuitos que operam com altas frequências. Suas capacitâncias variam de 5pF a 100 nF, apresentando elevada precisão.
Capacitores de mica não possuem grandes valores de capacitância, esão relativamente caros. Estes capacitores não tem polaridade.
 

CAPACITORES DE PAPEL
Capacitores de filtro com dielétrico de papel são volumosos e seu valor é em geral limitado a menos do que 10 m F. Eles não são polarizados e podem suportar altas tensões. Não há fuga apreciável de corrente através de um destes capacitores. O capacitor de papel consiste de folhas de alumínio e papelkraft(normalmente impregnado com graxa ou resina) enroladas e moldadas formando uma peça compacta sendo uma folha de papel seca ou impregnada com um óleo que possui características dielétricas importantes. São geralmente fornecidos em valores entre 250 picofarads e 20 microfarads, com tensão nominal entre 400 e 600 volts e tensão máxima de até 5.000 volts.

CAPACITORES POLIMÉRICOS
São fabricados comduas fitas finas de plástico metalizadas numa das faces, deixando, porém, um trecho descoberto ao longo de um dos bordos, o inferior em uma das tiras, e o superior na outra. As duas tiras são enroladas uma sobrea outra, e nas bases do cilindro são fixados os terminais, de modo que ficam em contato apenas com as partes metalizadas das tiras. O conjunto é recoberto por um revestimento isolante. Estescapacitores são empregados em baixa e média frequência e como capacitores de filtro e, às vezes, em alta frequência. Têm a vantagem de atingir capacitâncias relativamente elevadas em tensões máximas que chegam a alcançar os 1000 V. Por outro lado, se ocorrer uma perfuração no dielétrico por excesso de tensão, o metal se evapora na área vizinha à perfuração sem que se produza um curto-circuito,...
tracking img